quarta-feira, 26 de agosto de 2009

PADRE VICTORINO MENDES, CULTO SACERDOTE

Padre José A. Lndim























CLIQUE SOBRE A FOTO PARA AMPLIAR

Sacerdote luzitano que serviu por muitos anos ao povo Católico do Brejo da Madre de Deus. Homem culto e grande poeta. No dia 8 de fevereiro de 1895 chegava ao Brejo da Madre de Deus, Pernambuco, o Padre Victorino de Souza Mendes Paiva, da Igreja Católica Apostólica Romana, para servir como Vigário, e a então da Povoação de Jatobá, posteriormente, hoje Jataúba, (Sede do Município do mesmo nome). O referido Sacerdote endereçou uma missiva ao então jovem Theodoro Cordeiro do Amaral, mais conhecido por "Dóro Amaral", que residia na cidade do Brejo, nos seguintes termos:

" Jatobá, 29 de dezembro de 1916

Caro amigo Theodoro


Estimo que tivesse passado Boas Festas, assim como sua Exma. Família.

Tendo fallecido uma irmã dos Aleixos, desejam elles fazer a visita de cova no dia 11 do mês e ano próximo vindouro, que vem a ser em um dia de quinta-feira. Querem que a visita seja cantada, e como não tenho aqui quem me auxilie, e o amigo Theodoro, já por algumas vezes se offereceu para este fim, diga-se se posso contar com o seu serviço, e no caso affirmativo, se pode vir na quarta-feira (dia 10) para recordarmos a cantoria, e mesmo porque tendo se effetuar cêdo a visita, é preferível que venha na véspera.

Meus cumprimentos a todos os amigos, aqui tem sempre aos seu dispor o amigo velho, Padre Victorino de Paiva."

O jovem Theodoro Cordeiro do Amaral ("Dóro Amaral") aceitou o convite indo à Jatobá (hoje Jataúba) hospedando-se na Casa do Padre Victorino.

Nota: na legenda da foto acima está dito que o Padre Victorino permaneceu como Vigário ate o ano de 1910, no entanto ele permaneceu em Jatobá (Jataúba hoje) após essa data por vários anos como Coadjutor, daí a sua carta ao Sr. Theodoro ser datada de 29 de dezembro de 1916.

Da lavra do sapiente Padre Landim, foi publicado um Soneto na obra intitulada "PERENE ARREBOL", impressa na Tipografia Santa Terezinha, situada à Rua Mipibú, 49, em Natal, Capital do Rio do Norte, com título de 'BREJO DA MADRE DE DEUS":


"Victorino de Souza Mendes Paiva,

O Padre a quem servi de Coadjutor,

Era, em terra sem gelo nem saraiva,

Alma aquecida pelo bom humor.

Sêo França, o Fabriqueiro, quís a laiva

de um bom vivant, por troça, nêle por.

Ele sorria sem a menor raiva:

Sabia sempre ser de si senhor.

A bondade do Padre Victorino

A conhecia só quem convisse

Com este bom português que era um modelo.

Foi dele que aprendi a ter o tino

Da caridade e do desinteresse,

Mesmo arrastado por ardente zêlo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário