terça-feira, 11 de agosto de 2009

MUNICÍPIO DO CABO - RELATO ANTIGO

"Município e Freguezia, cujo orago é Santo Antônio, tendo como séde um e outra, a cidade de Santo Agostinho do Cabo.
História--- O povoamento regular da Séde do Município vem de 1618. Antes d'esta época compunha-se de algumas casas esparsas, edificadas distantes uma das outras. Então, accordaram os habitantes d'essa paragem ser erigida na mesma, uma capellinha consagrada a Santo Antônio, o que levaram a effeito, no referido anno, siatuando-a no alto da collina, exactamente no sítio em que está a actual Matriz, na qual, até há pouco tempo, se lia aquella data. E, para ficarem perto da missa, que um capellão celebrava aos domingos, e bem assim, para gosarem de outros actos religiosos que necessitassem, muitas pessoas foram construindo casas naquelle ponto, alinhadamente, chegando, dentro em pouco, a ser um nucleo de população, bem crescido. Em 1621, por petição, dirigiram-se os moradores da povoação---de Santo Antônio, n'esse tempo assim chamada,ao Bispo do Brazil Dom Marcos Teixeira, solicitando a creação de uma Parochia; e elle, por Provisão de 9 de setembro de 1622, deferindo-lhes o requerimento, na mesma Provisão nomeou o Padre Matheus de Souza Uchôa (que era Capellão) como primeiro Vigário da nova Freguezia, sendo substituído depois pelo Padre Belchior Manoel Garrido. D'aqui se infere não haver exactidão, na informação que a este respeito nos ministra o Rel. do Min. do Império, em 1872 dando o Alvará de 19 de setembro de 1777, como acto da creação. Que antes daquelle tempo já o Cabo era Freguezia, muitos documentos de fé nos attestam, e alguns nos levam mesmo á certeza de que, quando se deu a invasão holladeza, já essa Freguezia existia. Taes documentos a que nós alludimos de preferencia são: --- Provisões, Cartas Régias, Alvarás, cópias de Certidões de Baptismo, extrahidas dos Livros da Parochia, e manuscriptos originaes que existem recolhidos á Bibliotheca Pública do Estado e a do Instituto Archealógico, além das muitas referencias que a história pátria faz á Freguezia de Anato Antônio do Cabo antes de 1777.De 1636 e 1640 vimos assentos de baptismo que dão o Padre Matheus de Souza Uchôa como Vigário da Freguezia de Santo Antônio do Cabo, e bem assim, de 1645, do mesmo modo attestando sernesse tempo Vigário da Freguezia de Santo Antônio do Cabo o Padre Belchior Manuel Garrido. Em 1671, em abaixo-assinado, os moradores da Freguezia de Santo Antônio do Cabo pedem reparos e seja augmentada a Matriz de Santo Antônio do Cabo. No anno de 1744 uma Provisão nomeia Vigário da Freguezia de Santo Antônio do Cabo ao Padre Joaquim Mendes da Silva; em 1770 uma Provisão tambem nomeia Vigário da Freguezia de Santo Antônio do Cabo ao Padre Antônio Arnua Henrique.
Em vista de quanto fica dito, acceitamos como verdade epocha da creação da Parochia, a dos dados que nos chegaram às mãos, e atraz já deixamos conhecidos, os quaes procedem do finado Vigário do Cabo, Padre Luiz José Pereira de Queiroz, encontrados por elle numa memória em manuscripto, que fazia parte do Archivo da Irmandade do SS. da mesma Matriz. Foi creada Villa por Alvará de 27 de Julho de 1811 e Provisão Régia de 15 de Fevereiro de 1812, sendo installada, pelo então Ouvidor Geral e Corregedor da Comarca do Recife, Desembargador da Csa de Supplicação, Dr. Clemente Ferreira França, em data de 18 de junho do mesmo anno. A Lei Provincial n° 86 de maio de 1840, erigiu esta Villa em Comarca, dando por Sede a Povoação do Cabo e sendo seu primeiro Juiz de Direito o Dr. Firmino Pereira Monteiro. Transferida para a Povoação de Nossa Senhora do Ó, pela Lei Provincial n° 152 de 30 de março de 1849. Tece categoria de Cidade pela Lei Provincial nº 1.269, de 9 de julho de 1877, que mudou-lhe a denominação para Santo Agostinho do Cabo. Foi Comarca de 1ª Entrancia, classificada pelo Decreto nº 687 de 26 de julho de 1850, e de 2ª Entracia pelo nº 5.135 de 13 de novembro de 1872. Em virtude da Constituição Estadual e da Lei Nº 52 de 3 de agosto de 1893 ()rgânica dos Municípios), constituiu-se Município autônomo, em 8 de fevereiro de 1893 tendo sido eleitos para o 1º Governo Municipal: Prefeito---Dr. Luiz Fernandes de Oliveira; Sub-Prefeeito: Capitão Joaquim Frqancisco de Souza Leão; e Vereadores do Conselho Municipal: Tenente-Coronel João Chrysóstomo de Senna Tapióca; Capitão Guilhermino Joaquim do Rego Barretto; José de Moraes Gomes Ferreira; Tenente-Coronel João Manuel Carneira da Cunha e Manoel Fernandes Campo.
Entre os filhos ilustres do Município do Cabo contam-se os seguintes: Dr. José Antônio de Figueredo, Professor distincto que foi da Faculdade de Direito, Jornalista e um talento brilhante, --- Francisco Paes Barreto, Marques do Recife, cujo nome se acha ligado à Revolução de 1824.
CONTINUARÁ EM OUTRA POSTAGEM =

Nenhum comentário:

Postar um comentário