quarta-feira, 26 de agosto de 2009

REMINICÊNCIAS HISTÓRICAS DE SÃO JOAQUIM DO MONTE


REMINICÊNCIAS:


04- Os Cães "Limeira e Gameleira"


Minha mãe de saudosa memória, contou-me que o seu pai e meu avô Pedro Teixeira de Carvalho, casado que foi com Rosa Maria de Carvalho ("dona Neném"), que tinha também um filho por nome Pedro Teixeira de Carvalho, que foi político e comerciante na cidade de São Joaquim, era proprietário rural e criador de gado bovino no Município, e que possuia um cachorro muito bom e ensinado no que diz respeito a ajuda para recolher o gado aos cercados, mordendo dito cão as narinas do boi reprodutor e líder da boiada, fazendo este berrar e o restante do gado se ajuntar para o regresso aos currais.


Só que certo dia meu avô acima citado, indo à então Vila de São Joaquim fazer compras para a fazenda e sua casa, juntamente com o seu cachorro, o que era normal aos homens do campo, o cachorro acompanhar o dono que sempre viajava à cavalo, e em lá, chegando deram uma "bola" ao seu cachorro que morreu envenenado minutos depois, pois tais "bolas" eram feitas e distribuídas por ordem das principais autoridades locais, e no caso os Coronéis José Gamileira e Joaquim Lima.

Revoltado, o meu avô Pedro Teixeira viajou dias depois à Caruaru onde comprou dois cachorros ainda novos, os criou e os denominou: um atendia pelo nome "Gameleira" e o outro por "Limeira".

Passados algum tempo, alguns meses, quando os cães já estavam adultos, ele levou-os a São Joaquim e os chamavam em voz alta para registrar o seu protesto e provocar os responsáveis pelo morte do seu primeiro cão. E dizia: "Gameleira" venha aqui. "Limeira" venha comer. E todo mundo sabia da sua intenção, mas ninguémquís comprar a briga. Depois disso ele não nunca mais foi à São Joaquim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário