segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O BARÃO DE BUÍQUE ELEITO PREFEITO


Transcrevemos abaixo o EDITAL que leva ao conhecimento público, o resultado oficial das eleições para Prefeito, Subprefeito e Conselho Municipal do Brejo da Madre de Deus, onde o Barão de Buíque, obteve estacular vitória como o 1º Prefeito Constituicional do Brejo, após a Proclamação da República do Brasil.

"EDITAL

O cidadão Alfredo Magalhães da Silva Porto, Presidente da Intendência Municipal do Brejo da Madre de Deus, em virtude de sua legítima nomeação, etc.

Faz saber a todos os habitantes que a presente lerem e delle tivrem notícia que tendo se procedido a apuração geral dos Authenticcas eleitorais d'este município para Prefeito, Subprefeito e Conselho Municipal desta cidade como preceituuua o Artigo 12 e seus parágrafos do Decreto de 9 de janeiro do corrente ano e as instruções de 3 de setembro últio e seu artigo 6º, obtiveram votos os cidadãos seguintes: para Prefeito o coronel Francisco Alves Cavalcanti Camboim (Barão de Buíque): 328 votos. Joaqum Cordeiro Falcão Sobrinho: 20 votos. Capitão José da Silva Amaral: 3 votos. Capitão José Rufino da Silva Mergulhão: 2 votos. Para Subprefeito: Constantino Magalhães da Silva: 353. Para o Conselho Municipal obtiveram votos os seguintes cidadãos: Clementino Ferreira Guimarães: 203 votos. Alfredo Magalhães da Silva Porto: 201 votos; Capitão José Manoel Robolinho: 201 votos; Laurentino Ferreira de Araújo: 200 votos; Manoel José do Nascimnto: 200 votos; Francisco Olímpio da Rocha: 200 votos; Firmino Roz Lins de Albuquerque: 153 votos. Rodopiano Florêncio de Carvalho: 152 votos. Manaoel José Batista: 152 votos.; João Baptista do Amaral: 149 votos; Antônio Roz de Lima: 5 votos; Mariano Tomé Couto: 4 votos; Manaoel Ferreira do Nascimento: 1 voto. E para constar mandou o Presidente lavrar o presente Edital em que assignou. Dado e passado no Paço do Conselho Municipal d'esta cidade, aos 20 dias do mêz de Outubro de 1892, Quarto da República dos Estados Unidos do Brazil. Eu Thomaz Fernandes de Mergulhão Bastos, Secretário o escrivi. Paço da Intendência Municipal do Brejo, 20 de outubro de 1892- Alfredo Magalhães da Slva Porto-Presidente." (Registro constante das fls. 197 e Verso, do Livro próprio, hoje tombado e existente no Museu Histórico do Brejo da Madre de Deus-PE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário