BARÃO DE ATALAIA - Lourenço Cavalcanti de Albuquerque Maranhão. Era natural de Águas Belas - PE. Tornou-se Barão em 1858 e morreu no dia 13 de fevereiro de 1867. Foi Coronel da Guarda Nacional e filho do Coronel-Chefe da Guarda Nacional de Garanhuns, Lourenço Bezerra Cavalcanti de Albuquerque.
BARÃO DE CONTENDAS - Dr. Antônio Epaminondas de Barros Correia, exerceu o cargo de Juiz Municipal do Brejo da Madre de Deus, depois foi agraciado com o título de Barão de Contendas. Era natural de Altinho-PE e filho do primeiro Professor Público dali, Sr. Francisco Joaquim de Barros Correia. Bacharelou-se em Direito pela Faculdade do Recife e foi Promotor Público em Caruaru, aliás o primeiro de Caruaru. Tornou-se político após haver se casado com uma filha do Barão de Escada, este barbaramente assassinado na chamada "Hecatombe de Vitória de Santo Antão". Foi Deputado Provincial, Presidente da Província de Pernambuco por duas vezes. Exerceu interinamente as funções de Governador do Estado, tendo sido deposto pelo Presidente da República Floriano Peixoto e organizado uma resistência, ocorrendo sério conflito entre as forças do Exército e da Polícia. Foi ainda Deputado Geral e depois falecia no município de Amaragi, neste Estado, no ano de 1905.
BARÃO DE CARUARU - Francisco Antônio Raposo, culto e honrado, desempenhou relevantes serviços à Pátria, notadamente como Oficial Superior da Armada Brasileira. Nasceu no dia 24 de novembro de 1817 e faleceu a 23 de março de 1880, sem no entanto conhecer Caruaru pela qual era Barão.
BARÃO DE EXU - Gualter Martiniano de Alencar Araripe. Homem honrado e com relevantes serviços prestados à Pátria brasileira.
BARÃO DE PAJEÚ - Andrelino Pereira da Silva. Era naturaal do Município de Flores-PE, homem de muito prestígio e honrado.
BARÃO DE ITAMARACÁ - Antônio Peregrino Maciel Monteiro. Figura ilustre, culto e com elvada folha de serviços prestados ao Brasil.
BARÃO DE GOIANA - João Joaquim da Cunha Rego Barros. Ilustre pernambucano que honra as nossas tradições.
BARÃO DE GOIANA (2º) - Sebastião Accioly, cidadão honrado.
BARÃO DE BUJARI (Goiana-PE) - Comendador Ant\ônio Francisco Pereira, honrado e com muitos serviços públicos prestados à Pátria brasileira.
1º BARÃO DE CIMBRES - Domingos Malaquias de Aguiar Pires Ferreira, natural do Recife, Capital de Pernambuco.
2º BARÃO DE CIMBRES - Ten-Cel. Cândido Xavier Pereira de Brito, nascido em 1822 e falecido em 1894. Natural do Recife, mas radicado em Pesqueira-PE.
BARÃO DE VILA BELA - (Serra Talhada-PE) Dr. Domingos de Souza Leão. Pertencia ao Partido Liberal e foi Presidente(Governador) de Pernambuco e Ministro de Estado do Gabinete de 5 de janeiro de 1878. Faleceu em 1879.Natural de Cimbres -PE.
BARÃO DE MURIBECA - Dr. Manoel Francisco de Paula Cavalcanti, natural de Jaboatão dos Guararapes - PE.
BARÃO DE LUCENA - Dr. Henrique Pereira de Lucena Filho, natural de Bom Jardim-PE.
BARÃO DE SUASSUNA - Francisco de Paula Cavalvanti de Abuquerque, ntural de Jaboatão dos Guararapes - PE.
BARÃO DE CAPIBARIBE - Manoel de Souza Teixeira. Foi 11º Presidente(Governador) de Pernambuco em 1841.
BARÃO DE BOM JARDIM - Luiz Barbalho Muniz Fiuza, homem correto e trabalhador.
BARÃO DE CAMARAGIBE - Pedro Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque.
BARÃO DE IGARASSÚ - Domingos Ribeiro dos Guimarães Peixoto.
BARÃO DE MURITIBA - Manoel Vieira Tosta ´19º Presidente (Governador) de Pernambuco.
BARÃO DE BUíQUE - Francisco Alves Cavalcanti Camboim, natural do Brejo da Madre de Deus-PE onde foi o seu primeiro Prefeito Constitucional. Era culto e falava fluentemente francês em cujo idioma conversou com Dom Pedro II quando da visita do Imperador ao Recife em 1859. Ocupou as funções de Presidente dos Índios da Província de Pernambuco, foi Deputado Provincial, e como Coronel foi Comandante da Guarda Nacional de Cimbres, tendo sido agraciado com a Comenda Cavalheiro das Rosas pelo o Imperador. Exerceu várias outrs funções políticas importantes.
Senhor Newton Thaumaturgo,
ResponderExcluirSerá que eu poderia fazer uma correção a respeito do Dr. Antônio Epaminondas de Barros Correia, o Barão de Contendas? Ele na verdade foi casado com Maria Alves de Araujo, filha de Antônio Alves da Silva e Antônia Alves de Araújo, barão e baronesa de Amaragy. O barão e a baronesa de Contendas são os pais de Maria Gentil de Barros Correia que casou com Pedro dos Santos Dias de cuja união nasceu, entre outros filhos, o pintor Cícero Dias.
Gladisson Barbosa