sexta-feira, 14 de agosto de 2009

DITADURA E REGIME DEMOCRÁTICO


Regime ditatorial - "Organização política na qual um único detentor do poder --- uma só pessoa, o Ditador, uma Assembléia, um Comitê, uma Junta ou um Partido --- monopoliza o poder político sem que seja possível aos destinatários do poder (o povo) uma participação real na formação da vontade estatal. O único detentor do poder. Em geral, o regime autoritário se satisfaz com o controle político do Estado, sem pretender dominar a totalidade da vida sócio-econômica da comunidade ou determinar sua atitude espiritual de acordo com sua imagem. A exclusão dos destinatários do poder da participação no processo político não é incompatível com a existência de órgãos estatais junto ao supremo detentor do poder, especialmente de uma AAssembléia ou Tribunais. Porém, é característica do regime autoritário que estes órgãos separados estejam submetidos ao controle total do único detentor do poder.


Esse tipo de organização autoritária formasliza, em geral, sua configuração do poder em uma Constituição escrita. Os direitos à vida, à liberdade e à propriedade dos destinatários do poder estão assegurados, desde que não entrem em colisão com o objetivo e o exercício do poder político. O regime autoritário possui sempre uma ideologia, embora no mais das vezes não esteja formulada de modo consistente. nem seja executada em todas as suas conseuências.


A ideologia estatal se limitará, na maior parte dos casos, a defender e justificar a configuração do poder existente, como estrutura determinada pela tradição, ou como a mais apropriada para o bem da comunidade. A ideologia mais comu nos modernos regimes autoritários é o nacionalismo."


Nota: este comentário escrito nos entregue sem o nome ou referência do autor, por isso que está entre aspas, mas queremos afirmar categoricamente: O PIOR REGIME DEMOCRÁTICO AINDA É MELHOR DO QUE O MELHOR REGIME DITATORIAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário