quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O POETA E O FESTIVAL DE JERICOS


Clique sobre a figura






O então Prefeito de Panelas, José Ávila Vilar, popularmente chamado por "Déde Vilar", de saudosa memória, foi em vida uma pessoa humana por excelência, e durante a sua gestão da qual fui Secretário Geral, ele não só prestigiava os eventos sociais, a exemplo do Festival de Jericos, como criava e participava de alegorias que chamavam a atenção dos espectadores, como o desfile do quadro da Sagrada Família fugindo num jerico para o Egito, cujo figurante como São José foi o jovem Roberto Paulino.




São incontáveis os poemas feitos pelo poeta panelense da gema, Rafael dos Santos Barros, recentemente falecido na cidade de Caruaru-PE, homenageando sua Terra querida e enaltecendo o Festival Nacional de Jericos que anualmente se realiza na cidade de Panelas terra o aludido vate. Dentre algumas dessa poesias maravilhosas, com a permissão do mesmo, transcrevemos o seguinte:




"Quem nunca foi à Panelas


Terra de paisagem belas


Palco de grande procelas


Aproveite esse momento


Pois a "Terra dos Cabanos"


Executando seus planos


Celebra todos anos


A Corrida de Jumentos.


Um Festival engraçado


Cada jumento enfeitado


Previamento batizado


Desfila nas passarelas


E o jumenteiro orgulhoso


Veja o festival manhoso


Da cidade de Panelas."






VEJA!


O jumenteiro orgulhoso


Vai enfeitar o Jumento


E fazer seu juramento


que pra ele é precioso


Montando o jegue manhoso


De azeitadas canelas


Vai pintar nas passarelas


Sentindo a grande torcida


Durante a grande CORRIDA


Do Festival de Panelas."



1º DE MAIO DE 1980


Panelenses de mãos dadas


Num canto que sobe aos ares


Desce à terra e fere os mares


Depois desentrelaçadas


Mostram qão são calejadas


Da faina sem paradeiro


Neste solo hospitaleiro


Esquecendo suas dores


Dão viva aos trabalhadores


Do Nordeste braseiro."




"O JERICO




Para preservar a raça


Dos males da extinção


Levante bem sua mão


Livre o Jegue da desgraça


Dê apoio, carinho e graça


A este herói verdadeiro


Forte, viril, pioneiro


Que nunca entrou em recesso


E ajudou o Progresso


Do Nordeste brasileiro."




"PANELAS!


Pedacinho de chão nordestino onde os desígnios de Deus fizeram em mim o milagre da vida, onde a luz do Sol feriu os meus olhos, onde o Céu se encontravana Serra da Bica, onde nasciam o Sol e a Lua, onde eu queria ver o Criador. Ilusões de criança, sonhos infantís, hoje, recordados com saudades.


Daqui saí ainda jovem em busca da vitória para a luta da vida, mas não esqueci da casinha amarela na bifurcação da estrada que levava à Cupira, nem da barriguda, nem do juazeiro que foram um traço de união para que, mais tarde, eu admirasse a Natureza.


Os velhos amigos, aqui, eu os deixei mas não os esqueci; a minha primeira professora, não caíram no esquecimento.


Hoje voltando com um pedaço do meu EU, os meus versos, volto para abraçar os amigos.


RAFAEL DOS SANTOS BARROS - 1986"

Nenhum comentário:

Postar um comentário