segunda-feira, 3 de agosto de 2009

ATAQUE CABANO EM ALTINHO-PE


"Quartel do Comando-Geral em Altinho, em 4 de abril de 1833.

Ordem do Dia



Ilmo. Sr. Comandante Geral, tendo a infelicidade de ser gravemente ferido nos primeiros tiros do inimigo na ataque d'esta Povoação na madrugada do funesto dia 2 do corrente mes, teve grande pezar de não ter sido testemunho do enthusiasmo, com que foi valorozamente sustentado o porfiado choque do pequeno Destacamento, e pelos valentes Guarda-Nacionais de Cimbres; zelosos moradores da Povoação contra a multidão de bárbaros salteadores, que, sedentos de nosso sangue, pretendião roubar-nos com as vidas o dinheiro, munições e armamento. Se, porém, ao Ilmo. Sr. Comandante-Geral não coube a glória de dirigir a brioza tropa, a quem entre gemidos da mais aceba dor faz o merecido elogio, elle teve a fortuna de ser substituído por tão dennodados como dignos Srs. officiaes, que, tanto sabido ganhar a estima, e confiança do Ilmo. Sr. Comandante-Geral e confirmarão na justa opinião, que delle fazia. Sendo difícil de conhecer-se dentre os Srs. Capitães João Francisco de Melo, Francisco Alves Cavalcanti Camboim, Francisco de Barros Falcão, Tenentes José Luís Beltrão Mavigner, Manuel Ramos de Siqueira, Pedro Alexandrino de Barros, Commandante João Leite Tôrres Galindo, Ajudante Antônio Bernardino dos Reis e mais Srs. Officiaes o que melhor as distinguiu." (Publicado pelo Diário de Pernambuco, nº 112, de 9 de maio de 1833 e constante na obra do escritor Manuem Correia de Andrade, intitulada "A Guerra dos Cabanos", à página 223).


Na mesma publicação acima aludida, diz que o Capitão Francisco Alves Cavalcanti Camboim, que seria o futuro Barão de Buíque, foi também ferido nesse ataque dos cabanos ao Quartel do Commando-Geral das tropas legais sediadas na então Povoação de Altinho, razão pela qual obteve licença para juntamente com o Ajudante Antônio Bernardino de Barros, cuidar dos ferimentos que recebeu em combate.


O Capitão Camboim, nessa época (1833) contava com apenas 25 anos de idade, pois segundo registro assistente no atestado de Óbito do já Barão de Buíque (Francisco Alves Cavalcanti Camboim) o mesmo nascera no ano de 1808, tendo falecido no dia 2 de fevereiro de 1896, com 88 anos de idade. Vale salientar, que já na época desse combate na Povoação de Altinho, era conhecido como Capitâo Camboim, nome que seus pais não tinham e nenhum dos ancestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário