quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

QUEM?...

Clique sobre as fotos para ampliar

Quem interiormente está com mais tranquilidade, paz de espírito e amor?... Será o homem bem informado, culto, rico, ou o homem analfabeto, pobre, rurícula e crente em tradições religiosas superadas? Quem está mais afetado espiritual e psicologicamente ? O industrial, o latifundiário, o banqueiro, o empresário, ou o camponês desassistido, mal alimentado, doente, esperando chuvas para obter uma boa colheita e percebendo míseros salários? Quem está mais neurótico? O homem que assiste televisão, ler jornais e revistas, que acha que entende dos possíveis malefícios que uma guerra nuclear provocaria, ou o campesino que não acredita na conquista da Lua pelo homem moderno, sob a alegação de que "lá ninguém pisa", porque São Jorge não vai permitir, que tudo sobre essa conquista é invenção e mentira?


Vamos, pois, dividir essas posições em duas classes: uma a desenvolvida e a outra a subdesenvolvida, ou a culta e a inculta. Dois universos diferentes. Dois mundos dentro de um mesmo contexto, apenas olhados por ângulos e costumes diversos. O primeiro, cônscio da realidade e consequentemente dos perigos a que está exposto. O outro ignorando esses perigos e desta forma, infenso à neurose e seus efeitos. É como se uma dessas classes fosse portadora do daltonismo, vendo o mundo por côres diferentes, passando pelo sinal de trânsito do globo, como se estivesse verde o semáforo do mundo, quando na verdade a luz vermelha fecha muitas vezes a passagem aos veículos da vida.


Enfim, concluímos que os habitantes do primeiro mundo encontram-se preocupados com as constantes elevações do preço do petróleo, do aquecimento do globo por causa do efeito estufa provocado pela poluição mundial dos países desenvolvidos e emergentes, enquanto os do segundo mundo, dizem que isto não lhes atingem, uma vez que não têm veículos motorizados, não têm indústrias e nem viajam de avião. Os habitantes desenvolvidos nesse conceito que formulamos, vivem temerosos de percorrerem ruas e avenidas dos grandes centros urbanos, face aos assaltos à mão armada, e os subdesenvolvidos, receiosos quando avistam policiais, com mêdo de que os mesmos os desarmem, ou melhor, tomem as suas facas-peixeiras, que costumeiramente conduzem à cinta desde crianças, para o desempenho de suas tarefas contidianas na agropecuária.


Famoso filósofo dissera: que "não existe acerto total e nem êrro total, sòmente DEUS é Perfeito, e nós nada mais somos do que minúsculas células dessa ENERGIA DIVINA."

Nenhum comentário:

Postar um comentário