sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

HOMENAGEM À MARIO MENEZES - CARUARU

Velório de Mário Menezes no Plenário da Câmara de Caruaru onde já havia sido Vereador


CLIQUE SOBRE AS FOTOS PARA AMPLIAR



Neste dia 21 de janeiro de 2009, Caruaru perdeu a convivência física de um grande ser humano por excelência: MÁRIO MENEZES.

Pranteado em velório no Plenário da "Casa José Carlos Florêncio", Patrono da Câmara Municipal de Caruaru, e sepultado nesta sexta-feira 22, cuja "Monografia" publicada em pequenbo livro, foi da autoria do próprio Mário Menezes.

Mário Menezes não foi só o Diretor Financeiro da Fafica e do Colégio Diocesano, foi muito mais. Foi conselheiro político de muita gente hoje importante em Caruaru. Foi organizador e apresentador dos álbuns "Caruaru Antiga", I, II e III, narrando em legendas com fotos, páginas históricas desta terra. E no final da "Monografia do Patrono", de sua lavra, às páginas 81/82, fez uma saudação ao amigo Chico Porto,quando este faleceu, assim redigida:

"Caruaru, 13 de agosto de 1983


Meu irmão:

Chico Porto morreu! Ontem, às 14 horas. A cidade anoiteceu mais triste. E pobre também! Com ele se vai uma das mais caras tradições de Caruaru. A noite está mais órfã. Zé Carlos, Aristides, João Belmiro, Altair Porto e agora o nosso Chico. Mas fiquei muito feliz, hoje, no enterro, pois senti que a nossa cidade não está de todo insensível! Foi uma consagração ao boêmio, ao orador popular, ao homem bom que ele foi. O corpo saiu da Câmara Municipal no carro de bombeiros. Os estandartes de Cacho de Côco, Zé de Nei, Vassourinhas, Motoristas, Cambinda Nova, Bloco da Rua da Matriz, arrodeavam-no. Á frente do carro fúnebre a Banda de Música Nova Euterpe e atrás o povão. Só não concordei com um detalhe: na Rua da Matriz em frente à casa em que morou, a Nova Euterpe tocou uma marcha fúnebre. O certo teria sido um frevo. Vassourinhas, pois Chico não era homem de tristezas. Só faltou uma coisa, meu irmão, Chico Porto fazendo o discurso em homenagem ao morto. Os mortos de Caruaru d'agora em diante estarão desamparados, pois o seu maior orador se foi. E se não falou na Câmara Municipal, tampouco se ouvia o seu clássico "Senhores" à beira do túmulo. Foi a primeira vez que Chico não falou! E é muito triste, isso, meu irmão!

Mas ontem mesmo visualizei a sua chegada no Céu. Como a Preta Velha de Manoel Bandeira: "Dá licença, seu moço?". E sabe o que aconteceu, meu irmão? Numa nuvem bem branca sentaram-se Zé Carlos, Aristides, João Belmiro, Altair Porto, João Borges, ávidos de notícias daqui, cada um com o copo de cerveja na mão e mais geladinha pra Chico que era o dono das novidades. Beberam a noite toda e o que é melhor, sem ninguém pagar a conta, porque Céu é Céu! Quem sofreu foi Cacho de Côco que teve de passar todo tempo desfilando com o Bloco "Sou Eu o Teu Amor" prá que Chico também matasse as saudades...

E se lhe cair alguma lata ou garrafa de cerveja vinda do Céu pode ficar certo, meu irmão, que a mesa já não cabe mais e eles estão sacudindo fora os cascos vazios...

Um abraço do, Mário."


Obs.: imagine a festa de hoje a noite na lá no Céu com a chegada de Mário Menezes e o encontro desses seus amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário