sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

POSTURAS MUNICIPAIS

Clique sobre as fotos para ampliar
























Consta na obra intitulada "ESCAVAÇÕES - fatos da História de Pernambuco", de autoria do escritor Francisco Pacífico do Amaral, publicada no ano de 1884 e reeditado no ano de 1974 sob o patrocínio do então Governador de Pernambuco, Ministro Eraldo Gueiros Leite, à página 146, um excelente comentário histórico sob o título "POSTURAS MUNICIPAIS", que abaixo trasncrevemos:

"Não falamos para aqueles que já uma vez foram Deputados Provinciais e que fizeram parte da Comissão de --- Exame de Contas e Posturas Municipais --- principalmente nos primitivos dias desta instituição; porque neste caso nada adiantaríamos se disséssemos que eles muito se massavam em cortar, corrigir e emendar os Projetos de Posturas que às Assembléias Provinciais são remetidos pela Câmaras Municipais por intermédio dos Presidente de Província, a fim de serem aprovados.
Para estes não adiantaríamos, repetimos, nada de novo.

Eram tais os contra-sensos e despropósitos que muitas vezes continham os referidos Projetos, que provocavam o riso da paciente Comissão que os tinha de examinar, quando não infundiam o tédio.

Para mostrarmos até que ponto algumas dessas peças eram despropositais e absurdas além de exdrúxulas e desfrutáveis, passamos a copiar os três artigos seguintes, que foram por nós lidos há tempos:

"Artigo--- Os defuntos se enterrarão depois de 24 horas de falecidos.

Artigo--- É proibido trazer facas de pontas, inclusive pistolas descarregadas para atemorizar a gente.

Artigo --- É proibido andarem paradas pelas ruas da Vila, mais de três pessoas."

E outras quejandas disposições, chegando algumas por negócios de lana-caprina, a cominar três e mais meses de prisão, além de multas; tornando-se assim um simulacro de Código Criminal.

Felizmente somos obrigados a confessar que hoje raramente se encontra desses espécimens, outrora tão abundantes; mas assim mesmo é a elaboração mais incorreta e viciosa que ali aparece pelo que sempre há muito que cortar.

Para uma dessas Comissões, logo em princípio de sua carreira política, quando Deputado Provincial de Pernambuco, foi eleito o ilustrado e talentoso poeta Dr. Antônio Perigrino Maciel Monteiro, depois segundo Barão de Itamaracá.

Dotado de bastante espírito não foram poucas as vezes em que Maciel Monteiro, rindo, fazia rir os colegas de Comissão, analisando os disparates que encontrava em alguns desses Projetos, os quais comentava com muito chiste.

Um dia em que se reuniu a Comissão, segundo era uso naqueles tempos, para tratar do exame de um deles, que havia não sabemos o que de interessante, enquanto dois dos seus membros o corrigiam convenientemente o Dr. Maciel Monteiro, recostado em sua cadeira, de olhos fechados, limitando-se a ouvir sem dar palavra às apreciações dos colegas, acabou por adormecer.

Nessa ocasião havendo divergência entre dois membros, apelou um deles para Maciel Monteiro, e vendo-o a dormir tratou de despertá-lo, chamando a sua atenção para o ponto em questão.

O Dr. Maciel Monteiro, apenas o despertam, vendo que se tratava ainda de Posturas Municipais, espreguiçando-se e abrindo a boca como que para sacudir a modorra vai arrastadamente articulando a seguinte quadrinha que muito fez rir aos colegas ouvintes e aos demais a cujo conhecimento foi mais tarde chegando:

"Se há Posturas de galinhas,

Também há Municipais;

Aquelas produzem ovos

Estas, sono, e nada mais."

Nenhum comentário:

Postar um comentário