sábado, 16 de janeiro de 2010

HISTÓRIA DO BRASIL POR FREI VICENTE DO SALVADOR 1500-1627



Clique sobre a fora para ampliar


A 4ª Edição da obra publicada pela "Edições Melhoramentos" no ano de 1954, de autoria do famoso escritor Frei Vicente do Salvador e revista por Capistrano de Abreu e Rodolfo Garcia, atinente ao período de 1500 até 1627, é na realidade tesouro histórico do Brasil recém descoberto e colonizado pelos portugueses.


Vamos transcrever o comentário feito nas "orelhas" desse livro maravilhoso, hoje já bastante difícil de se encontrar um exemplar à venda nas livrarias. talvez se encontre em "Sêbos". Vejamos:


" Frei Vicente do Salvador, cujo nome era Vicente Rodrigues Palha, o primeiro historiador brasileiro, nasceu em Matoim, na Bahia, por volta do ano de 1564, quando Mem de Sá era Governador Geral.


Possuindo já um precioso cabedal literário, ingressou na Ordem de São Francisco em 1599, sendo em seguida enviado para Pernambuco como missionário entre os gentios. Mais tarde, coadjuvando a obra de Frei Leonardo de Jesus, dirigiu os trabalhos iniciais de construção do Convento de Santo Antônio no Rio de Janeiro, cujos alicerces foram lançados em 1608.


Voltando à Bahia, foi eleito Guardião do Convento em 1612 e depois Custódio, m 1614, partindo então para Portugal, três anos depois, onde desejava imprimir a sua CRÔNICA DA CUSTÓDIA DO BRASIL, livro precioso pelo interêsse histórico e estilo pitoresco.


Em Évora, entrando em contato com Manuel Severim de Farias, homem portador de grande erudição e propenso aos estudos históricos, foi por este insirado a escrever a HISTÓRIA DO BRASIL, a quem dedicou seu trabalho, terminado em 1627, já novamente em solo brasileiro, de vez que havia regressado ali pelo ano de 1620.


Faleceu Frei Vicente do Salvador entre 1636 e 1639, deixando à posteridade os dois trabalhos mencionados, de real valor documentário, vazados em estilo simples, porém ricos de informações com profundo conhecimento da história do Brasil colonial, até o tempo em que viveu.


Revista por Capistrano de Abreu (que enriqueceu a obra com os seus admiráveis PROLEGÔMENOS) e Rodolfo Garcia, dois nomes absolutamente credenciados, que dispensam qualquer espécie de apresentação, a HISTÓRIA DO BRASIL, de Frei Vicente do Salvador, constitui preciosíssimo documento, indispensável ao perfeito conhecimento dos fatos que caracterizaram a vida brasileira dos primeiros tempos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário