segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

HISTÓRIA DO BREJO DA MADRE DEUS- newton thaumaturgo - 01

BREJO É DA MADRE DE DEUS



A curiosidade foi a origem de escrever e publicar livros sobre a História do Brejo da Madre de Deus, neste Estado de Pernambuco.


Certo dia, lendo um Volume da "Enciclopédia Nacional dos Municípios Brasileiros", de número XVIII, à página 70, deparei-me com a História que havia concernente à fundação do Brejo da Madre de Deus. O livro mencionado pertencia à Agência do IBGE na cidade, e me foi emprestado pelo então Agente de Estatística Izaías Gonçalves de Souza, hoje aposentado e residente na cidade do Brejo.


Depois de verificar detalhadamente os dados existentes sobre a História do Brejo da Madre de Deus, cheguei a concluir que muito se tinha a narrar, segundo os fatos mais importantes comentados por pessoas com idades bastante avançadas, muitos das quais com quase cem anos e ainda com grande lucidez, relatando acontecimentos que ouviram dos seus ancestrais.


Baseado nessas informações, fonte de real valor histórico, resolvi empreender pesquisas objetivando saber se esses comentários tinham base autêntica, pois, em caso afirmativo, faltava muita coisa interessante a ser contada sobre a verdadeira História do Brejo da Madre de Deus.


Procurei assim, o imprescindível apoio do dileto amigo, o Cônego Antônio Duarte Cavalcanti, então Pároco do Brejo, isto no ano de 1964, e com a aquiescência deste, fazer IN LOCO, uma pesquisa junto ao Arquivo da Paróquia, levando-se em conta a sua existênia quase bicentenária na época.


Utilizando uma lupa e com a preciosa colaboração do velho e sapiente amigo Cônego Duarte, consegui provas documentais de muitas histórias e estórias contadas nas ruas, nos bares, nas esquinas, pontos de encontros noturnos, mas sem quaisquer registros nos anais da vida do Brejo no que concerne à Administração Municipal.


Somente assim, tive condições de provar e dizer algo mais sobre a História do Brejo da Madre de Deus, onde catalogando cronologicamente livros antigos da Paróquia, bem como Arquivos particulares e fontes diversas, me foi possível formar grande parte da História que ainda não havia sido publicada.


A História do Brejo da Madre de Deus já conta com dois Volumes oficialmente publicados, um com publicação solene sob os auspício do Governo Municipal e o segundo Volume festiva e solenemente lançado no Plenário da Assembléia Legislativa de Pernambuco em 2003. Os demais Volumes, já concluídos, em número de quatro, estão aguardando publicação logo que isto seja possível, face aos dispêndios com impressão, uma vez que os dois Volumes editados foram oferecidos gratuitamente aos participantes nos lançamentos, às autoridades locais, Bibliotecas etc.


Ressaltamos, também, que foi publicado um outro livro de nossa autoria atinente à figura histórica do Barão de Buíque, Cel. Francisco Alves Cavalcanti Camboim, 1º Prefeito Constitucional do Brejo da Madre de Deus, livro este que foi lançado no Brejo da Madre de Deus, quando das solenidades comemorativas dos 100 anos da sua Emancipação Política que ocorreu em 1893/1993. Também com distribuição gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário