quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CÔNEGO BARATA VISITAVA SEMPRE O BREJO


O famoso Conego Dr. JOSÉ DO CARMO BARATA, mais conhecido por Cônego Barata, nasceu em Certã em Portugal a 19 de março de 1886 e faleceu a 9 de maio de 1944 no Hospital Português em Recife, Pernambuco.

O Cônego Barata foi trazido para Pernambuco em 1898 como Seminarista, pelo Monsenhor José Batista de Araújo. Ordenou-se em Roma-Itália, a 28 de outubro de 1909, voltando para Pernambuco no ano de 1911.
Residindo em Recife, vinha sempre passar alguns dias na casa da irmã do Monsenhor Batista, situada no Sítio Urubu, isto em 1916. Com o falecimento do Monsenhor aludido e de sua irmã dona Francisca, ele passou a conviver na casa do senhor Cândido Batista de Aguiar, conhecido por "Sêo Candinho", residente este no Sítio São Paulo, do Município do Brejo da Madre de Deus-PE, onde onstruiu auma Capela votada à Nossa Senhora de Lourdes, que foi inaugurada a 11 de fevereiro de 1921.
Durante suas férias era sempre visitado pelo Monsenhor Alberto Antero Pequeno, Monsenhor Afonso e o Padre Prino, todos irmãos e naturais do Crato, Ceará. Realizava festas juninas e natalinas, além de celebrar missas de Ntal em Fazenda Nova, Nazário (hoje Itaúna), Riacho Doce, Trapiá, Juá, Riacho das Almas, etc.
Sempre conviveu com a família Aguiar. Em 1841 tendo em vista o falecimento do Cônego Benigno Lira, que foi assassinado, ele ficou como Presidente do Lar Sacerdotal e da Fazenda de Barra do Farias, até a data em que foi hospitalizado e chegar a falecer. Muitas ruas, avenidas em Recife e outras cidades têm a dnominação de Cônego Barata, que foi um sacerdote culto e muito querido.

2 comentários:

  1. Uma correção: os Monsenhores Afonso, Alberto e Plínio Antero Pequeno eram na realidade de Icó-CE, e não de Crato. Eram meus tios-avós.

    Adriano Pequeno - Fortaleza
    vaasconcelosadriano@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Agora sei de onde vem o nome da célebre rua "conego Barata" que liga os bairros tamarineira/Parnamirim na minha querida Recife.

    ResponderExcluir