Sérios vexames sofridos pelos brasileiros no Uruguai motivaram o Brasil a fazer várias reclamações; e não sendo estas aceitas pelo Presidente Aguerre, o Brasil de acordo com o General Flores invade o território oriental a 12 de Outubro de 1864.Rendem-se logo as Villas de Mello e de Salto, e a de Payssandu só depois de um porfiado combate de 52 horas,a 2 de Janeiro de 1865. O Almirante Tamandaré estabelece o bloqueio de Montividéo que rendeu-se no dia 29 de Janeiro, e o General D. Venancio Flores, tomando posse do Governo Provisório da República a 23 de fevereiro de 1866, dá uma satisfação oficial e condigna ao Brasil.
GUERRA CONTRA O PARAGUAI
A 12 de Novembro de 1864 estando o Brasil em guerra com o Uruguai,o General Francisco Solono Lopes, Ditador do Paraguai, sem pretexto algum, apresiona em Assunção o vapor Marquês de Olinda que em seu bordo levava o Presidente da Província de Mato Grosso, o General Frederico Carneiro de Campos.
Em seguida Lopes declara guerra ao Brasil, manda invadir Mato Grosso, apodera-se de muitos fortes e, durante cinco anos, comete as maiores atrocidades.
Então o Brasil enviou contra ele os seus melhores Generais.Lopes vencido em Riachuelo, Curupaiti, Humaitá e Aquidaban, aí exala o último suspiro a 1 de Março de 1870, deixando sua Pátria completamente aniquilada.
(Extraído do livreto editado no ano de 1913, sob o título:"Noções Geográficas e Históricas do Brasil",páginas 58/59.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário