sábado, 26 de maio de 2012

BREJO DA MADRE DE DEUS: REMINISCÊNCIA -2-


      Depois veio a "política" e acabou com tudo. Foi no tempo da campanha do "GATO"(partidários do então candidato à Prefeito, José Inácio da Silva, conhecido por "José Gato" e do candidato concorrente Dr. José Carlos de Santana (médico) a que os seus adversários oo denominaram de "RATO", e caldeirão político ferveu, e ferveu tanto que terminou num tiroteio entre o então estudante José Lívio Tenório, natural de Barreiros, onde depois foi Prefeito e ainda depois Prefeito de São José da Coroa Grande, vizinho daquele onde foi depois assassinado covardemente a mando do Vice-Prefeito sob a orientação de um filho deste.A Polícia local do Brejo quando do tiroteio constatou que um Soldado do Destamento local saiu ferido com um tiro que Lívio lhe na coxa. Era Delegado de Polícia do Brejo o Sargento Macário, e a Polícia depois que cercou Lívio no então Parque Público Municipal, como era chamada a Praça Pedro Guenes, só não o fuzilou por dois motivos: 1º- porque Lívio já sem uma única bala(projétil) no revólver nem em seu poder, amparou-se numa tamareira(palmeira) e ameaçou em atirar em quem se aproximasse, e 2º porque o autor desta postagem teve a iniciativa de tirar o Juiz de Direito de dentro da Igreja do Bom Conselho onde assistia a uma MIssa, levando para que a Polícia não o matasse, no que foi atendido, tendo o Dr. José de Souza Nery, dado todas as garantias ao autor do ferimento no Soldado, responsabilizando o Sargento Macário. Por causa desse tiro, o então candidato da UDN ao Governo de Pernambuco, Dr. João Cleofas de Oliveira, gastou DEZOITO CONTOS DE RÉIS com advogados para soltar José Lívio Tenório, que pasou 15 dias presos na Cadeia do Brejo.

      Mêses depois Lívio Tenório voltava ao Brejo fardado como Oficial do Exército Brasileiro(CPOR) e os Soldados lhes fizeram cntinência, o que fazia-os ficar exultantes.

      O então Professor José Mendonça, filho do Sr. Epaminondas Mendonça (Chefe Poítico em Fazenda Nova), mandou imprimir um folheto em forma de literatura de cordel, cujos versos era de sua lavra e que em todos eles concluia com essa trova: "O RICO, VOTA NO RICO,
                                                                      O POBRE VOTA EM ZÉ GATO."

      Foi uma das mais positivas propagandas em favor do candidato José Inácio. Haviam dois estandartes para os blocos políticos da Coligação PSD-UDN e do PRP(Partido de Representação Popular, Partido de Plínio Salgado) que o Sr. Deolindo Saraiva, Escrivão da Coletoria Estadual em Brejo e natural de Exu-PE, havia formado para dar legenda a José Inácio. As bandeiras dos aludidos blocos que quase diariamente faziam "Passeatas" pelas ruas, tinham as suas picardias. Uma era a figura de um RATO com um RATO com um GATO na boca, imitando os desenhos animados, e a outra era um GATO com um RATO atravessado na boca. Foi a única cidade onde os animais simbolizavam políticos: ou se era "GATO" ou "RATO". Noutros Município, a exemplo de hoje ainda, existiam os "blocos" dos "BOCAS PRETAS", "MULUNGÚS", "PAPOS AMARELOS", etc.  












Nenhum comentário:

Postar um comentário