terça-feira, 24 de abril de 2012

BARÃO DE BUÍQUE - 3-



          Oficiando o Diretor Geral dos Índios, José Pedro Veloso da Silveira, ao Presidente da Província em 27 de dezembro de 1859, dizia o seguinte:

         " Quando tomei conta das Aldeias estavam os índios dispersos, e os particulares de posse de quase todas as suas terras, tratei então de reunir os índios, propús diretores para as Aldeias, pedi autorização para demarcá-las  e reivindicar  os terrenos usurpados, e nada obtive. Os patriotados que têm fábricas de açúcar nas terras das Aldeias da ESCADA, e BARREIROS, e em torno delas, levarram por diante suas ambições.

        Em ofício de 6 de fevereiro de 1870 dizia o Diretor Geral FRANCISCO ALVES CAVALCANTI CAMBOIM:

       " Os índios são naturalmente inclinados ao furto, a cráula e à preguiça, são particulamente afeiçoado a caça e à pesca, seu caráter é dócil e ao mesmo tempo guerreiro, e relaciona-se com os Povoados mais próximos às suas Aldeias. Dizem que para o alto Sertão ainda existem tribos selvagens.

       Em 15 de novembro do mesmo ano escrevia o mesmo Diretor:

      " Em geral, os índios são inclinados à embriaguez, ao furto e à devassidão, a preguiça os domina, a pesca e caça  são a sua habitual ocupação, tem gênio belicoso e são valentes, o que prova que ainda se ressentem de selvageria. Eles são suscetíveis de educação e ensino. Perdem-se bons artistas, bons músicos, etc.  Parecia conveniente que em cada Aldeia houvesse uma Cadeira de Instrução Primária."




      








Nenhum comentário:

Postar um comentário