terça-feira, 10 de novembro de 2009

PRECONCEITO MATRIMONIAL EM BREJO, DIZ JOSÉ DO PATROCÍNIO

Clique sobre a carta para ampliar



No dia 1º de setembro de 2004 recebi uma cartinha do amigo e Jornalista famoso José do Patrocínio Oliveira, que é natural do Brejo da Madre de Deus, e neto do Capitão Joaquim Cordeiro Falcão, que foi Herói da Guerra do Paraguai, assim contida:


"Thaumaturgo, quando o senhor Avelino, pai de Dulce Cavalcanti, "se amigou" (Deus louvado e perdão para os meus parentes de "cabeça ôca"...) com a minha avó Morena (adoraria ter-lhe a fotografia), os bonzinhos de "meus tios" tomaram-lhe as filhas, inclusive Maria do Carmo Oliveira(minha mãe Carminha), hoje no Céu, e que foi morar c/ um tio no Brejo da Madre de Deus (Cordeiro), a quem vim a conhecer, ainda menino. Os chamados "tabus" daqueles tempos... Mulher que enviuvasse e não se casasse na Santa Madre Igreja--- já sabia--- (com licença da palavra), "tinha dado para puta"...).

Seu Avelino (assim se referiam os "santinhos" àquele cidadão, que mostrou, no futuro, ser bem melhor que eles!) CASOU com minha "vó", como eles queriam. Deixou de ser...!

Depois não queriam que o senhor Avelino (gostaria de ter uma cópia de foto desse grande cidadão) tivesse sepultura onde estavam os restos mortais de boa parte da família, inclusive do Capitão-Herói-do-Paraguai.

Arregimentou-se as filhas de Morena para não permitir seu Avelino naquele túmulo sagrado. Mas minha grande DULCE venceu plenamente; foi Campeã Olímpica. (Fui ao Brejo uma vez e pedi a Dulce que perdoasse minha mãe já falecida. Ela se negou peremptoriamente. Entendi e Dulce continua no meu coração. É Campeã Olímpica e merece um esboço biográfico. Deus perdõe os rebeldes. José do Patrocínio Oliveira- Recife, 1 de setembro de 2004"

Nenhum comentário:

Postar um comentário