sexta-feira, 1 de junho de 2012

EXISTIRAM DOIS FREI CAETANO DE MESSINA


      "0 resumido estudo que vimos de fazer sobre a vida e as realizações de Fr. Caetano de Messina representa mínima parcela de uma integral ação missionária. Refere-se, apenas, às iniciativas maiores de sua atuação como abnegado Sacerdote e sobretudo como extraordinário pacificador em terras de Pernambuco.

      Partindo do Recife em 1860 para Baía, Rio de Janeiro, São Paulo e Montividéo, onde faleceu, talvez, maior, ainda, tenha sido a messe de trabalhos apostólicos executados nesses lugares quais os de Pernambuco.

      Ponto, todavia, merece ligeiro alerta aos estudosos de nossa história eclesiástica: tendo havido DOIS CAETANO DE MESSINA em Pernambuco--- tio e sobrinho--- as datas de suas atuações missionárias servem de divisão de épocas quanto às notáveis realizações de ambos.

      Frei Caetano de Messina (tio) tendo chegado ao Recife no dia 11 de Setembro de 1841 se afastou para sempre em 23 de Janeiro de 1860, vindo a falecer carregado de anos, em Montividéo, em 9 de Janeiro de 1878. Seu corpo, entretanto, em 1882 foi trasladado para o Hospício do Rio de Janeiro.

      Frei Caetano de Messina (Sobrinho), chegou da Europa em 8 de Junho de 1870, direto ao Rio de Janeiro, aportando em Pernambuco somente um ano depois. Apenas com 27 anos de idade era mesmo assim, espírito arguto e emprendendor. 

    Viveu no Recife desde 1871 até 5 de Junho de 1929, data em que faleceu no Hospício do Bom Conselho, fundado pelo seu tio."

(Extraído de "ARQUIVOS" editado em 1976, páginas 127/128.   
Frei Caetano de Messina(tio)

Frei Caetano de Messina(Sobrinho)
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário