sábado, 30 de junho de 2012

PARA ALUÍZIO FALCÃO FILHO:SOBRE CAPITULINO MARINHO FALCÃO EX-PREFEITO DO BREJO DA MADRE DE DEUS


      Encetando novas buscas em pesquisas históricas sobre o Brejo da Madre de Deus, através de amizade pessoal, solicitei semana passada ao  titular do Cartório do Registro Civil dalí, uma Certidão de Óbito do ex-Prefeito Capitulino Marinho Falcão, que tudo indica foi o 2º Prefeito Constitucional do Brejo, pois o 1º foi o Barão de Buíque, Francisco Alves Cavalcanti Camboim, que faleceu em 1896. Com o objetivo de prestar algumas informações a respeito, à ALUÍSIO FALCÃO FILHO, descendente do mesmo brejense. Na Certidão de Óbito, a exemplo da que eu consegui no mesmo Cartório sobre o Barão de Buíque, dirá a data do falecimento, o nome da esposa e filhos, e outros dados, como a "causa mortis". etc.

Nota: encontrei via Internet, e creio que Aluísio já tenha esses dados, no ORKUT, postado por Adalberto Jordão da Silva, o seguinte:

"Á Márcio Ivan Marinho Falcão:

Márcio, seu pai era filho do Sr. Capitulino, que foi casado com Rita Ramos Marinho Falcão. Capitulino era filho de Antônio Marinho Falcão e de dona Maria Cordeiro Falcão, com quem teve um filho Flávio Marinho Falcão, e foi Coletor Federal em Belo Jardim.
Capitulino nasceu no dia 27/10/1875 e faleceu em 23/07/1905, com 30 anos de idade.
Quando eu receber a Certidão de Óbito do Cartório do Brejo da Madre de Deus, tiraremos as dúvidas a seu respeito. 

           Abraço fraternal,

       Newton Thaumaturgo
           E-mail: newtonthaumaturgo@hotmail.com











3 comentários:

  1. Caro Newton, bom dia. Consultando seu blog, tomei conhecimento de suas pesquisas sobre o Sr. CAPITULINO MARINHO FALCÃO. Caso já tenha conseguido a Certidão de Óbitos, poderia confirmar as informações que enviei ao Sr. Márcio Ivan Marinho Falcão estão corretas ? Grato e Feliz 2013.

    Adalberto Jordão da Silva
    Riacho das Almas-PE.

    E-mail:adalbertojbr@yahoo.com.br
    F:(81)3745-1910 e 9159-5657

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sr. Newton, complementando as informações enviadas ao Sr. Márcio Ivan Marinho Falcão, estou publicando no seu blog a matéria abaixo, para corrigir uma imprecisão minha. O texto foi extraído de meu livro Belo Jardim - personalidades de nossa terra.


    Riacho das Almas, 13-02-2013.

    Caro Márcio:
    Lendo uma informação enviada a você em 2011 e referenciado pelo pesquisador Newton Thaumaturgo, percebi uma imprecisão minha, a qual reparo agora, lhe enviando o texto abaixo, extraído de meu livro Belo Jardim – personalidades de nossa terra:
    O casal Antônio Marinho dos Santos (falecido em 02/11/1885) e D. Maria Cordeiro dos Santos (falecida em 28/12/1906), tiveram os filhos Antônio Marinho dos Santos (homônimo do pai), Heráclito, Leocádio, Capitulino, Emiliano, Leopoldino e Aprígio.
    Capitulino Marinho Falcão (27/10/1875-23/07/1905), foi casado com Rita Ramos Falcão, com quem teve Flávio Marinho Falcão, que foi Coletor Federal em Belo Jardim. Capitulino foi Prefeito do Brejo da Madre de Deus. Além de tio, Flávio Marinho Falcão era também um grande amigo de Seu Albino Marinho, Tabelião Público em Belo Jardim, que era filho do Cel. Antônio Marinho dos Santos, irmão de Capitulino. Capitulino faleceu quando tinha apenas 29 anos. Não tenho as informações sobre o casamento e descendência do Sr. Flávio Marinho Falcão.

    COMO CURIOSIDADES, SEGUEM AS INFORMAÇÕES

    Alguns dos filhos do Sr. Antônio Marinho dos Santos eram surdos, inclusive o Cel. Antônio Marinhos dos Santos (homônimo do pai). Essa surdez teria ocorrido presumivelmente em decorrência das grandes quantidades de quinino que tomaram para se livrarem da gripe espanhola, que assolava o mundo àquela época. Teriam sido, também, essas dosagens exageradas desse medicamento, ou a própria gripe, que ceifaram as vidas de Capitulino, Emiliano, Leopoldino e Aprígio, em 1905, no curto período de julho a setembro de 1905. Uma verdadeira tragédia familiar, tendo-se em vista o padrão de vida que levavam naquela época pessoas pertencentes a uma família de grande relevo social, político e econômico, como a família Marinho.
    Espero que tenha reparado a redação anterior em tempo. Um abraço cordial e minhas desculpas.

    Adalberto Jordão da Silva

    E-mail:adalbertojbr@yahoo.com.br
    F:(81)3745-1910 e 9159-5657

    ResponderExcluir