JOÃO CAVALCANTE, era um grande proprietário rural no Município de Panelas-PE, notadamente na região chamada "Fragôso" que fica hoje no atual Município de Lagoa dos Gatos, anteiormente 2º Distrito de Panelas, e era dono de terras onde hoje se situa a Vila de Cruzes, 2º Distrito de Panelas.
Face ao desbravamento por ele João Cavalcante introduzido no lugar "Cruzes", seu nome figura em uma das principais artérias da próspera Vila de Cruzes.
Um dos filhos de João Cavalcante chamado Cândido Cavalcante de Albuquerque, também tem Rua com o seu nome, pois Cândido que era pai de Cícero Cândido da Silva, por conseguinte neto de João Cavalcante, juntamente com Pedro José de Lima, Luiz Cavalcante, irmão de Cândido, a quem chamavam de "LUIZ GORDO"; José Pedro de Lima pai de Pedro Manoel de Lima, conhecido por "PEDRO DE NEQUINHO", são os fundadores e descendentes do fundador principal.
A primeira casa encontrada em Cruzes pertencia a Luiz Casa encontrada em Cruzes, pertencia a Luiz Cavalcante, filho de João Cavalcante. Era de taipa, cuja casa servia de AÇOUGUE quando da 1ª FEIRA PÚBLICA realizada em Cruzes, isto no dia 20 de Janeiro de 1935, dia consagrado ao MÁRTIR SÃO SEBASTIÃO.
A Capela de Nossa Senhora da Conceião existente na Vila de Cruzes, foi construída no ano de 1929 pelos principais dirigentes e descendentes do fundador, e a primeira MISSA alí celebrada foi pelo PADRE HUMBERTO LIMPENS.
A denominação CRUZES provém de que na antiga propriedade existiam muitas "Encruzilhadas" (caminhos cruzados), também costumavam sepultar crianças que morriam pagãs, face a inexistência de Cemetério em Cruzes, pois somente havia um no Sítio Santa Luzia, bem como uma Capela, tudo pertencente ao Sr. José Saraiva, conhecido por "ZUZU".
Essa é a HISTÓRIA DA FUNDAÇÃO DE CRUZES
Nenhum comentário:
Postar um comentário