quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

UMA HISTÓRIA DA NOMEAÇÃO DO ENGENHEIRO FRANCÊS LOUIS VAUTHIER

Clique sobre a foto para ampliar
Monumento ao Engenheiro
Louis Léger Vauthier em Recife


























Antônio Pinto Chichorro da Gama,
ex-Presidente da Província de Pernambuco




Muita gente sabe a existência em Pernambuco quando Província, do famoso Engenheiro francês Louis Léger Vauthier. Até uma estátua perto do Palácio do Governo em Recife existe. Muitas obras importantes realizadas na então Província de Pernambuco foram projetos desse mesmo Engenheiro, a exemplo do Teatro Santa Isabel, Marcado de São José, pontes, e o prédio da Câmara e Cadeia na cidade do Brejo da Madre de Deus, neste Estado. No entanto, talvez até por motivos políticos partidários e pessoais, e atribuída tal afirmação publicada num pequeno livro em 1847 a JOSÉ TOMÁS NABUCO DE ARAÚJO (1813/1878), cuja publicação foi intitulada "JUSTA APRECIAÇÃO do Predomínio do Partido Praieiro ou História da Dominação da Praia.", estando na sua primeira página o seguinte aviso:


"Publicado sem nome de autor, este opúsculo é da autoria de José Tomás Nabuco de Araújo (1813-78), como Joaquim Nabuco, seu filho, o diz em UM ESTADISTA DO IMPÉRIO".

Vejamos o que está dito no opúsculo aludido, às páginas 50/51:


"Para caracterizar bem os engenheiros do Sr. Chichorro basta refferir os factos seguintes, que bebemos de fonte pura, e nos forão communicados por pessoa que tem razão de saber: um praieiro apresentou-se ao Sr. Chichorro com uma carta de recommendação para pedir-lhe o lugar de inspector de estradas, o Sr. Chichorro tratou-o com summa affabilidade e adulação como sóe tratar a todos os praieiros e lhe disse: esses lugares estão preenchidos por outros Srs. praieiros, que vierão primeiro, veja se quer ser engenheiro, que ha o lugar que ha vago- o homem que ouvio isto, exclamou: eu engenheiro! mas tornando a si da surpreza que lhe causou essa autoridade, que tem o Sr. Chichorro de fazer engenheiros, respondeo sem mais hesitar--- Quero sim senhor, e foi nomeado engenheiro."

O nomeado foi o Sr. Louis Léger Vauthier. Francês nascido em Bergerac, na Bretanha, no dia 6 de março de 1815 e falecido em 2 de outubro de 1901. Veio para o Brasil em 1839 trazido pelo então Presidente da Província de Pernambuco, Francisco do Rêgo Barros e depois nomeado Engenheiro pelo então Presidente da Província, Sr. Antônio Pinto Chicorro da Gama (1800/1887).

Nenhum comentário:

Postar um comentário