quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

UM GRANDE E HUMILDE PASTOR EVANGÉLICO





Caruaru conheceu há algumas décadas passadas, mais precisamente na década de 60 do Século pretérito, um Cristão fervoroso que era também Pastor Evangélico da Igreja Batista em Caruaru: Pastor Rubens Fernandes Prado. "Pastor Rubem" como era chamado. Homem culto, humano, generoso, sem vaidade e comunicativo. E por todas essas virtudes, gozava da amizade e da admiração dos caruaruenses com quem mantinha contato social, político ou religioso.


No período de 1963/1968, quando era Prefeito de Caruaru o Dr. Drayton Nejaim, o Pastor Rubens Prado foi convidado e aceitou exercer o cargo de Secretário de Administração do Município de Caruaru, e aí, talvez, involuntariamente, tenha sido um tropeço em sua vida. Na Prefeitura foi um grande colaborador do então progresso da cidade e um verdadeiro "São Francisco de Assís" para os excluídos. Os pobres sempre procurava-o para solucionar seus problemas materiais. Era medicamentos, pagamentos de escolas, de energia ou água, era comida, etc. que ele atendia através da Secretaria competente da Prefeitura. Até Padres da Diocese Católica solicitavam favores e prontamente o Pastor Rubens atendia. Quando ele morreu, até o Bispo de Caruaru, Dom Augusto Carvalho e alguns Padres foram ao recinto do Velório na Igreja Batista de Caruaru fundada apor ele, prestar-lhe as últimas homenagens, atitude que causava comentários naquela época de aparente animosidade entre Católicos e Evangélicos, não se falava ainda em ecumenismo. Era muito querido. Entrementes, vale ressaltar, lamentavelmente, que no período em que esteve no exercício do cargo de Secretário Municipal, teve um caso com uma jovem bonita, filha de um Sargento de Polícia Militar, e optou em afastar-se do Ministério comunicando as razões pessoais à direção da Igreja, para não abandonar o seu compromisso com a moça com quem se envolvera. Depois, teminado o mandato do então Prefeito Drayton Nejaim em 1º janeiro de 1969, ficou sem Prefeitura e sem Igreja. Fomos trabalhar na Prefeitura de Panelas com o então Prefeito eleito Dr. Demócrito Miranda, de quem éramos conhecidos e amigos. Mas tratando-se de um Município de pouca monta, os salários não eram suficientes sequer para a manutenção de uma pequena família, quando mais para duas, e com certo status. E tudo foi piorando, e ainda um grupo de pessoas que passaram a fazer parte da Administração Municipal recém empossada, em Caruaur, começou a perseguir os ex-auxiliares do ex-Prefeito Drayton Nejaim, envolvendo-os em escândalos por supostos desvios de recursos, notadamente o Pastor Rubens Prado alegando que o mesmo havia pago uma conta (irrisória) de medicamentos para si com recursos da Prefeitura, o que não ficou provado. E o Pastor a cada dia ficava mais acabrunhado, triste, vendendo objetos pessoais, e isso foi afetando o seu espírito e o seu corpo também, e inesperadamente, lá mesmo em Panelas, teve um infarto fulminante e faleceu. Nada ficou provado contra a sua honra pelos seus algozes políticos. Mas ele sofreu e sofreu muito, só sabendo disso quem com ele conviveu. Eu sei o quanto, pois privei com muita honra da sua amizade e convívio. Em Panelas existe uma Escola Rural com seu nome, Era natural do Rio Grande do Norte, mas deixou muitas amizades e saudades em Caruaru. Que Deus o tenha na Mansão Celeste.

Um comentário:

  1. Na verdade, o seu nome de batismo era RUBEM FERNANDES PRADO. Nasceu em 22/08/1922 e faleceu em 19/11/1969, aos 47 anos de idade, vítima de enfarte agudo no miocárdio, segundo laudo do Dr Luiz Gonzaga. Deixou esposa [dona Ivonete Prado] e 4 filhas [Ana Maria, Carmem-Lúcia, Rose-Cleide e Betty-Cléia. Todos moram em Recife e vivem debaixo da graça de Deus.

    ResponderExcluir