terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A FOTO NÃO É DO FUNDADOR DE CARUARU

José Rodrigues de Jesus























Clique sobre as fotos para ampliar
Barão de Buíque
























José Rodrigues de Jesus



Quando das comemorações do Centenário de Caruaru em 1957, isto é, quando Caruaru completou 157 anos como cidade, pois a Emancipação Política com autonomia só ocorreu em 1893, era nesse período de festa centenária Prefeito o Sr. Sizenando Guilherme de Azevedo. Acontece que constituída uma Comissão Especial para celebração do Centenário, foi por esta decidido a construção de uma estátua grande do fundador José Rodrigues de Jesus a um escultor, salve engano, na Paraíba. Segundo foi voz corrente na época, que na data combinada foram buscar a estátua pois deveria ser localizada no início onde hoje fica a Avenida Manoel de Freitas, perto do antigo prédio da Coletoria Estadual. No entanto, a estátua (escultura) não estava pronta e não dava tempo para ser posta e inaugurada no dia 18 de Maio de 1957. Foi só aperreio. O que fazer? Então o escultor sugeriu que se levasse uma outra escultura que ele havia terminado e ninguém saberia se era de José rodrigues de Jesus ou não, pois este já havia falecido há muitos e muitos anos, e nem fotografia dele talvez existisse. O que foi aceito, e de quebra a escultura ofericida e aceita era composta por uma mulher aos pés do vulto citado, e ao ser localizada no lugar acima citado, foi inaugurada festivamente, e até foi dito que a mulher ajoelhada aos seus pés era de uma Professora agradecendo ao fundador. Alguns incautos, notdamente da Zona Rural quando vinham à Caruaru resolver qualquer problema ou mesmo fazer compras, quando passavam pela estátua com uma mulher à seus pés, se benziam e faziam reverências religiosas, pensando tratar-se de imagens de Santos.

No livro "Caruaru (Subsídios para sua História) editado em 1974, de autoria do Professor João de Deus de Oliveira Dias, à página 79, encontra-se estampada uma foto do fundador de Caruaru José Rodrigues de Jesus, dizendo de autoria do Jornal A Defesa, da Diocese de Caruaru. Essa foto foi a da escultura cedida e aceita pela Comissão da Festa do Centenário de Caruaru.

Na publicação do "ESTUDO PERCEPTIVO - Textual Cartográfico" referente ao Município de Caruaru, à página 100, foi inserida uma matéria com foto do fundador de Caruaru José Rodrigues de Jesus, só que descobri que esa foto não é do fundador, mas equivocada ou irresponsavelmente, colocaram uma foto do então Barão de Buíque, primeiro Prefeito constitucional do Brejo da Madre de Deus-PE, de quem publiquei um pequeno livro em 1993 sobre a sua História. Basta comparar as fotos e constata-se o engano. História precisa ser contado com cuidado, pois do contrário quem pesquisar informações sérias, fica enganado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário