segunda-feira, 26 de outubro de 2009

COMENTÁRIO SOBRE MUSEU EM GERAL



Sobrado colonial onde funciona o Museu Histórico na cidade do Brejo da Madre de Deus-PE. Ao lado a casa residendial com duas portas e três janelas onde mora a fundadora e Diretora do Museu, Artesã DULCE DE SOUZA PINTO.

"Museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do desenvolvimento, aberta ao público, que adquire, conserva, pesquisa, comunica e exibe, plano de estudo, educação e lazer, evidência material das pessoas e de seu meio ambiente."


"Assim, para os propósitos da referida definição, são reconhecidos também pelos integrantes da categoria MUSEU, além das instituições assim designadas, inúmeros espaços de organizações, como MONUMENTOS e SÍTIOS NATURAIS, HISTÓRICOS ou ARQUEOLÓGICOS, JARDINS BOTÂNICOS entre outros.


Em sua concepção moderna, a idéia de MUSEU sustenta-se sobre o tripé constituídos pelos elementos: OBJETO/ESPAÇO/INFORMAÇÃO, que se interlacionam e interagem. Quanto ao termo MUSEU, sublinhando que seu uso se prende com mais frequência aos prédios que às coleções nela abrigadas.


Embora a posse de um acervo permanente deixe de ser, eventualmente, condição sine qua non um MUSEU, o mesmo não se pode afirmar do espaço físico no qual são expostas ao público e demais objetos musealizados, e que se manteria firme como critério definidor da categoria MUSEU. A origem mitológica do nome MUSEU remete ao "templo" das Musas".


O MUSEU e a BIBLIOTECA são heterotopias próprias à cultura ocidental do Século XIX.


Dentre as denominações mas frequentes do MUSEU DIGITAL, cujo qualificativo ressalta simultaneamente sua linguagem e sua natureza imaterial, estão : NETMUSEU, CIBERMUSEU ou WEBMUSEU, configurando-se aí o MUSEU VIRTUAL.


Alertando-se para o perigo do confundir o VIRTUAL com o POSSÍVEL, oberva-se que este se opõe ao real, aquele possui "plena realidade de si mesmo."


Observação: matéria extraída de um trabalho cedido sem citação do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário