O Barão de Buíque, também chamado por "Barão do Poço", face a denominação de sua residência na "Fazenda Pço" de sua propriedade, chamava-se FRANCISCO ALVES CAVALCANTI CAMBOIM.
Era Coronel da Guarda Nacional, além de haver exercido importantes funções públicas durante p período onárquico no Brasil.
Filho de Francisco Alves da Silva e de Leonarda Arcoverde Cavalcanti de Albuquerque. Pelo lado materno era neto do Capitão André Arcoverde e de Úrsula Gerônimo Cavalcanti de Albuquerque. (1)
Foi o Coronel Francisco Alves Cavalcanti Camboim, agraciado pelo Imperador Pedro II com o título de Barão de Buíque, pelos relevantes serviços prestados ao Império, por Decreto Imperial de 17 de maio de 1871. O Barão de Buíque era natural do Município do Brejo da Madre de Deus, tendo nascido na "Fazenda Poço" naquela época situada no Município do Brejo, no ano de 1808, e falecido às cinco (5) horas da manhã do dia 2 de fevereiro de 1896, na mesma "Fazenda Poço" onde nasceu, com a avançada idade de 88 anos.
O Brão de Buíque foi casado com a prima Anna Olímpia de Siqueira Cavalcanti *2, filha do Coronel Lourenço Bezerra de Siqueira Cavalcanti, neta paterna do Capitão Joaquim Inácio de Siqueira e bisneta do Mestre-de-Campo Pantaleão de Siqueira Barbosa.
Do casal nasceram os seguintes filhos:
1)- Anna Alves Cavalcanti Cambim;
2)- Francisco Alves Cavalcanti Camboim Filho;
3)- André Alves Cavalcanti Camboim;
4)- Clara Alves Cavalcanti Camboim;
5)- Cincinato Alves Cavalcanti Camboim.
Dos cinco filhos do Barão de Buíque, apenas a filha chamada Anna casou, tendo os demais falecidossolteiros.
Anna Camboim contraiu núpcias com o Dr. Manoel Albuquerque Machado, este natural do Rio Grande do Norte, formado em Direito pela Faculdade de Olinda, tendo orrido no Brejo da Madre de Deus com apenas 25 anos de idade, atacado que foi pela terrível doença "Cólera" que dizimou preciosas vidas. O casal deixou somente um filho que teve o nome de Manoel Machado de Albuquerque Camboim, e foi criado peloavÔ (Barão de Buíque) que lhe chamava pelo nome "Camboeim" e por outros familiares de "Machadinho".
(*1) - Quem primeiro teve os nomes dos avós do Barão de Buíqu, foi o Dr. Orlando Marques Cavalcanti de Albuquerque, profundo estudioso de geneologia em Pernambuco e no Nordeste.
(*2) - Anna Olímpia de Siqueira Cavalcanti foi pedida en casamento pelo jovem Francisco Cavalcanti (depois Barão de Buíque) quando este contava com a idade de 20 anos e a sua pretensa noiva, apenas com seis meses de vida em plena gestação, cujocasamnto veio a ocorrer 12 anos após, isto é, Anna Olímpia com 13 anos incompletos e ele com 32 anos de idade.
O Sr tem informação se Anna Camboim casou-se em segundas nupcias ?
ResponderExcluirQuais os nomes dos seus outros filhos?
Grato.