sexta-feira, 31 de julho de 2009
GUERRA DOS CABANOS EM PERNAMBUCO
VEREADORES - FATOS FOLCLÓRICOS- MINHA EXCELÊNCIA
VEREADORES - FATOS FOLCLÓRICOS-NOME DA SANTA
VEREADORES - FATOS FOLCLÓRICOS- UNA PALITA
Um grupo de Vereadores pernambucanos de Caruaru, Brejo da Madre de Deus, Chã Grande, etc. viajava para o Uruguai partindo de Porto Alegre-RS em ônibus especial onde nesta Capital gaúcha se realizou um Congresso Nacional de Vereadores, e chegando pela manhã cedo numa cidadezinha uruguaia chamada San Juan, estando eu fazendo parte desse grupo, fomos tomar o café da manhã ara prossguir viagem num confortável ônibus da empresa "Cone Sul", de Caxias do Sul-RS.
O restaurante era até grande, mas de péssimas qualidades de comidas para quem vinha se alimentando em Porto Alegre, e mesmo por ser de uma pequena e atrasada cidade do interior do Uruguai. Mas tudo bem. Ao término do "café da manhã", ontes de se pagar a conta que era dividida por todos, o Vereador Gilberto Galindo (Caruaru, de saudosa memória), dirigiu-se ao garçon e verberou: "Io quiero una palita". E o garçon respondeu: "No entiendo señor". E Galindo coo era chamado, em voz alta: "Una palita". Foi então que eu entrei no assunto e perguntei a Galindo o que ele estava querendo. e o mesmo disse-me que estava pedindo um palito. Expliquei ao garçon que imediatamente trouxe um paliteiro cheio de palitos. Perguntei para finalizar ao Galindo onde havia aprendido espanhol, e ele sem titubear disse: "Foi e Quipapá, quando morava e trabalhava lá." Seguiram-se gargalhadas de todos os presentes, pois a cidade de Quipapá além de ser uma pequena cidade do Agreste de Pernambuco, nunca teve escola de línguas, uma vez que é na sua maioria de atividade agrícola.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
VEREADORES - FATOS FOLCLÓRICOS- DENTRO DA URNA-BARCO E PORÉM
O então Vereador Miguel Lourenço, do Brejo da Madre de Deus, encontrava-se à bordo do avião da Varig juntament comigo e vários Vereadores, desta vez dirigindo-se à Foz do Iguaçu-PR, e chegando perto dele se encontrava sentada em uma poltrona ao lado a Vereadora Quiterinha (Quitéria Maria de Lucena e Silva) do Município de Panelas-PE, perguntou: "Sêo Miguel , onde é que fica o banheiro?" E o Vereador Miguel Lourenço respondeu: "A senhora siga em frente, o banheiro fica encima da asa." E a Vereadora Quiterinha espantada com a resposta disse: "Ave Maria!". Foi aí que eu indiquei à Vereadora onde ficava o WC no avião, pois a Vereadora estava na sua primeira viagem pelo espaço. Todos que presenciaram riram à vontade.
Geraldo Ferreira, então Vereador do Município de Jurema-PE participava de um Congresso Naconal de Vereadores em Foz do Iguaçu-PE e juntatamente com um grupo de Vereadores de Toritama, Panelas, Brejo da Madre de Deus, Chã Grande, Caruaru, etc., fomos conhecer em horário vago do dito conclave, o faoso "Lago de Ipacaraí" no Paraguai, e lá se aluga umas barcaças para se passear sobre o Lago. Trata-se de um lago lindo e extenso, só que a natureza o fez lindo mas sem profundidade, nos lugares mais fundos em determinados períodos, não alcança cinco metros. Quando a barcaça com os Vereadores dos Muncípios acima referidos ficou um pouco distante do ancoradouro, os Vereadores, principalmente Marcelo (Toritama) e Miguel Lourenço (Brejo) começaram a balançar a barca para um lado e para outro, e foi aí que Gerraldo(Jurema) tendo sido informado pelos mesmos Vereadores que a profundidade do Lago era enorme (não atingia dois metros), e como Geraldo não sabia nadar, passou a ter transtorno, pdindo a todos que pelo amor de Deus e de Nossa Senhora parassem de balnçar o barco, e não era atendido. Miguel Lourenço perguntou a Geraldo: "Você sabe do nome deste barco?" E Geraldo disse: "Não". E Miguel falou: "Alegria de Suplente". E Geraldo acreditou. Chegando ao ancoradouro o recebí, estando trêmulo e suado, dando graças à Deus em haver chegado ao fim do passeio. Foi ua gozação só, depois explicada ao Geraldo, então Prsidente da Câmara Municipal de Jurema, em Pernambuco.
VEREADORES - FATOS FOLCLÓRICOS- TOMAR ASSENTO
VEREADORES - FATOS FOLCLÓRICOS- OS PEIXES
quarta-feira, 29 de julho de 2009
VEREADORES - FATOS FOLCLÓRICOS- A ESTÁTUA
VEREADORES - FATOS FOLCLÓRICOS- MURIÇOCAS
VEREADORES- FATOS FOLCLÓRICOS- A CAMBADA
VEREADORES - FATOS FOLCLÓRICOS- NEM A FAVOR...
terça-feira, 28 de julho de 2009
DADOS PESSOAIS DO ENTÃO BARÃO DE BUÍQUE
O Comendador Orlando Cavalcanti
Era casado com dona Risalva Tenório de Albuquerque Cavalcanti. Residiam em Olinda-PE