"O Barão de Caruaru chaava-se FRANCISCO ANTÔNIO RAPOSO, que nasceu no dia 24 de Novembro de 1817, e foram seus pais Miguel Francisco Raposo e dona Joaquina Maria de Lemos.
Inspirado por vocação a seguir a carreira de Engenheiro Militar Francisco Antônio Raposo seguiu para o Rio de Janeiro, e assentando praça em 2 de Dezembro de 1838, quando contava 21 anos de idade, matriculou-se no ano anterior na Escola Militar da Côrte, e fez o Curso completo de Engenharia Civil e Militar, obtendo sempre pelo seu aproveitamento e dedicação, as mais disintas aprovações.
O BARÃO DE CARUARU faleceu na Côrte do Império às 3 horas da madrugada do dia 23 de Março de 1889, na idade de 63 anos incompletos e o seu cadáver foi sepulatado no Cemitério de São Francisco Xavier, comparecendo ao seu enterro o Ministro da Guerra, Visconde sa Gávea-Ajudante General, diversos Oficiais-Generais e grande número de amigos.
(Transcrito do "Dicionário Biográfico de Pernambucanos Célebres", de Pereira da Costa- 1882-Recife-PE)
NOTA:
Alguns Historiadores disseram que o Barão de Caruaru nunca veio à Caruaru, não conhecia a terra que tomou o nome do seu títudo de nobreza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário