sexta-feira, 13 de julho de 2012

ENERGIA ELÉTRICA PÚBLICA E RESIDENCIAL: UM ACONTECIMENTO INUSITADO EM 1927


     No dia 1º de fevereiro de 1927 foi feita a inauguração da Energia Elétrica pública e residencial na cidade do Brejo da Madre de Deus, Foi uma grande festa popular.

   "O Sr. Agnelo Campos , associando-se às manifestações que estão projetadas para o dia da inauguração da Luz Elétrica desta cidade e reconhecendo o grande passo que o Município deu com este melhoramento de real proveito para a coletividade, vem com o seu diminuto concurso, oferecer à Comissão, a quantia de 20$000 para ser distribuído com os pobres." 

    A Comissão da Festa era formada pelos senhores:

    Heráclito Falcão
    Gustavo Falcão
    Manoel Amaral
    Augusto Aristides
    José Fabrício.

    PROGRAMA DA FESTA:

    Dia 1/2/1927: às 4 horas da tarde: Bênção dos machinismos e da Casa destinada à Empreza de Luz, inauguração da luz em toda a cidade, música e fogos, etc.;

    Dia 2- às 5 horas da manhã:

    Missa Campal em frente da Matriz, celebrada pelo Rvmo. Padre Jefferson Diniz; 1 hora da tarde- Banquete offrecido pela Comissão da Festa às pessoas gradas e particulares amigos convidados para esse cordial ágape; 5 horas; Passeata pelas ruas da cidade, ao dissolver-se desta, expressiva manifestação do povo brejense ao illustre empresário da Luz fallando a Senhorita Alcina Falcão.

   Abrilhantarão todos os actos e cerimônias religiosas e profanas as Philamônicas São Sebastião de Bello Jardim e Jatobá.

    Usarão da palavra diversos oradores em diferentes occasiões. Ainda tomarão parte saliente nos regosijos populares e principalmente nas solenidades religiosas, além do Rvmo Vigário Padre José Ananias, os seus colegas Padres Victorino Paiva e Jefferson Diniz, respectivamente Vigários de Jatobá e Bello Jardim.    

    A Comissão da Festa fez também distribuir nota, solicitando a participação de todos os brejenses e observa-se que o Brejo da Madre de Deus era de fato uma cidade do Interior bastante rica. Eis portanto, a solicitação pela imprensa da época:

    "APELLO

    A Comissão dos festejos pede aos moradores desta cidade para que na occasião de accender-se a luz soltarem fogos em frente as suas casas residenciais, aos proprietários de carros e chouffeurs que se acharem nesta occasião nas praças para tocarem nas cirenes dos carros por um minuto."

    Outro apelo foi dirigido ao povo por Heráclito Falcão, nos seguintes termos:

    " Hoje todo o coração brejense vibra de enthusiasmo, associai-vos às manifestações de hoje não vos deixando ficar em casa. Em casa ficarão somente os velhos decreptos, os paralíticos ou aquelles que pelo carrancismo teem os sentimentos patrióticos paralisados."
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário