sexta-feira, 13 de julho de 2012

"CASA DA MOEDA" EM RECIFE: 1700


      "Em 26 de junho d 1700 o Governador de Pernambuco, D. Fernando Martins Mascarenhas de Lencastro deu conta ao Rei de que Matos(Antônio fernandes de Mattos) se oferecera para fazer a casa da moeda à sua custa, como com efeito fizera, maior e melhor do que as que se tinham feito na Bahia e no Rio de Janeiro, despendendo do seu bolso, com as obras, nove mil cruzados. O Rei agradeceu ao Governador a notícia e a Matos dirigiu-se pela seguinte carta:

     "Antônio Fernandesde Mattos. Eu Rey vos envio muito saudar.
     O Governador dessa Capitania me deu conta por carta de 26 de junho deste anno do zello com que vos offerecestes a fazer à vossa custa a casa da moeda nessa Capitania com que haveria gastado mais de nove mil cruzados pella obrardes com tal perfeição que excede as que se fizerão na Bahia e Rio de Janeiro e que da mesma maneira tínheis feito um tilheiro para a fábrica do trem da artilharia também à vossa custa, sem que minha fazenda concorresse com couza alguma, nem os povos dessa Capitania para as taes obras: E pareceu-me agradecer-vos por está o bom serviço que me fizestes em fazer à vossa custa estas obras e que me fica em lembrança para folgar de vos fazer toda mercê, quando tratardes dos vossos acrescentamentos. Lisboa, 24 de Setembro de 1700. Rey." 

Na CASA DA MOEDA do Recife se cunhava moedas de ouro no valor de 4$000(4 mil réis) isto em 1702, pois já em 1700 cunhava moedas de prata no valor de $640 réis.

(Extraído do livro "Um Mascate e o Recife"-pg. 65-Antônio Gonsalves de Mello")

CLIQUE SOBRE AS FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário