terça-feira, 1 de maio de 2018

FESTIVAL NACIONAL DE JERICOS EM PANELAS-PE

CLIQUE ACIMA
O Festival Nacional de Jericos na cidade de Panelas-PE, teve início no ano de 1973, na gestão do Prefeito Sizino Moura, de saudosa memória. Panelas nessa época era uma das violentas cidades de Pernambuco, face ao comportamento das Famílias Rufino de Mello e Miranda, a primeira sob a Liderança do Patriarca e ex-Prefeito Sr. Martiniano Rufino, e a 2ª pelo então jovem Advogado Bel. Demócrito Miranda. Rara era a semana que não houvesse tiroteios e mortes, com permanentes intervenções da Polícia Militar e até do Exército com Quartel em Garanhuns.

      Com a assunção do novo Prefeito Bel. Sizino dos Passos Moura, este por cidadão moderado e pacifista, adotou um plano para afastar de Panelas a pecha de CIDADE VIOLENTA. Na época, 1973, começou uma forte campanha de proteção ao JUMENTO que vinho sendo sacrificado em Matadouros diversos, principalmente um existente a cidade de Belo Jardim nesta Estado. Até mesmo o famosa cantor Luiz Gonzaga, Rei do Baião, fez música em defesa do Jerico.
      Quinze dias antes do dia 1º de Maio, o Prefeito Sizino Moura se reunião com os seus principais auxiliares, dentre os quais eu fazia parte na qualidade de Secretário Geral da Prefeitura de Panelas, e ainda o Professor Luélcito Cintra que Secretário de Educação do Município e além de outros como Luiz Manoel, conhecido como "Luiz Leiteiro" que sendo músico era Maestro da Banda do Colégio Municipal Joaquim Nabuco. Ficou então decidido que se faria um FESTIVAL NACIONAL DE JERICOS em homenagem ao Trabalhador Rural, no dia 1º de Maio de cada ano, tendo como atrativo uma Corrida de Jericos em pista determinada no centro da cidade. E assim teve início o Festival de Jericos de Panelas em 1º de Maio de 1973. Apresentações folclóricas, barracas com alimentação diversas, serviços de som por toda a cidade, uma Missa Campal celebrada pelo saudoso Pároco Cônego Otoniel de Siqueira Passos, e oferecimento de quase 500 almoços aos convidados e pessoas da comunidade, que aconteceram no Salão Paroquial no Ginásio Joaquim Nabuco. Foi um sucesso e continua sendo até os dias de hoje.

     Naquela época Panelas passou a ter uma vida pacata, mas tudo era difícil, pois os meios de comunicações eram quase inexistentes. Foi aí que fui até à cidade de Catende onde contratei a confecção de cartazes em cartolina divulgando o evento, como se V~e nesta postagem. Newton Thaumaturgo- Caruaru-PE.    





















Nenhum comentário:

Postar um comentário