quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

CÔNEGO DOUTOR JOSÉ DO CARMO BARATA EM BREJO DA MADRE DE DEUS-PE



          O Cônego Dr. José do Carmo Barata nasceu em Certã, Portugal, no dia 19 de março de 1886, e faleceu a 9 de maio de 1944 o Hospital Português em Recife, Pernambuco.

          O Cônego Barata, como era conhecido foi trazido para Pernambuco em 1898 como Seminarista pelo Monsenhor José Batista de Araújo. Ordenou-se Sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana em Roma a 28 de Outubro de 1909, voltando para Pernambuco em 1911.

         Residindo em Recife, vinha sempre passar dias na casa da irmã do Monsenhor Batista no Sítio Urubu, no Brejo da Madre de Deus-PE, isto até 1916. Com o falecimento do Monsenhor e de sua irmã Francisca, posteriormente, ele passou a conviver na casa do Sr. Cândido Batista Aguiar no Sítio São Paulo, no Brejo, onde construiu uma Capela de Nossa Senhora de Lourdes que foi inaugurada a 11 de fevereiro de 1921.

         Durante suas férias era sempre visitado pelo Monsenhor Alberto Antero Pequeno, Monsenhor Afonso e o Padre Primo, todos irmãos e naturais da cidade do Crato, Ceará.

        Realizava festas juninas e natalinas, além de celebrar na Noite de Natal na Vila de Fazenda Nova, do Brejo da Madre de Deus, em Nazário(atual Itaúna) de Caruaru, Riacho Doce(Caruaru) Trapiá, Riacho das Almas, Juá, todos na época pertencente ao Município de Caruaru.

        Sempre conviveu com a  Família Aguiar. Em 1941 tendo em vista o falecimento do Cônego benigno Lira, ele ficou como Presidente do LAR SACERDOTAL situado na Fazenda em Barra do Farias, perto da cidade do Brejo da Madre de Deus, até a sua internação hospitalar e falecimento.

Nota: o Cônego Lira, que também era Médico, Teólogo, ordenado em Roma. pessoa modesta e decente, foi nessa "Fazenda" em Barra do Farias, do Brejo da Madre de deus-PE, assassinado por um vaqueiro seu, por motivos banais em relação a um filho deste que faleceu, mesmo tendo sido atendido pelo Cônego Lira.







Nenhum comentário:

Postar um comentário