sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

DOM SEVERINO MARIANO DE AGUIAR- BISPO EM PESQUEIRA-PE

Dom Severino Mariano de Aguiar na década de 50 do Século passado era Bispo da Diocese de Pesqueira-PE e foi um grande empreendedor. No Brejo da Madre de Deus era Pároco o Cônego Antônio Duarte Cavalcanti, um Padre polivalente. Foi com ele que consegui publicar nas páginas do Jornal do Commercio do Recife, um série de crônicas e artigos sobre a História do Brejo da Madre de Deus-PE, na maioria com base em documentos pesquisados no desorganizado Arquivo Paroquial, a pedido de Dom Mariano, juntamente com o Cônego Duarte o colocamos em ordem cronológica, inclusive relacionando os nomes de todos os Padres que estiveram em Brejo desde a sua fundação, principalmente no período da criação da Paróquia em 1797 ate a data atual..    

5 comentários:

  1. Ele além de tudo foi um grande homem,humano e defensor do perdão,me admira como tantos que o conheceram não dão o devido valor e a importância que ele teve na história de nosso estado pernambucano,basta morrer e tudo que se foi sacrificado com tanto amor ao próximo hoje é cuspido por se tratar de passado.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Regina. Esse comportamento cruel torna-em INGRATIDÃO, a ingratidão é o PECADO que mais desagrada a DEUS. Dom Severino Mariano de Aguiar foi um Pastor de Almas da Igreja Católica de grandes virtudes, e semelhantes a ele, muitos estão no esquecimento e outros até sendo vilipendiados, injustiçados, como é triste não ter memória dos benfeitores materiais e espirituais. Newton Thaumaturgo-Caruaru-PE

    ResponderExcluir
  3. Paz e bem!
    Você conhece algum milagre realizado por Dom Severino Mariano?
    Se puder e responder no e-mail: freimateuspjc@gmail.com ficarei muito grato.
    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheci o Dom Severino Mariano de Aguiar quando era Bispo Diocesano de Pesqueira, especialmente quando das visitas pastorais feitas à Paróquia do Brejo da Madre de Deus, na gestão do então Pároco Cônego Antônio Duarte Cavalcanti. Era eu muito jovem naquela época, e era eu Acólito, tendo aprendido a ajudar nas Missas em Latim, graças aos ensinamentos do aludido Pároco, que era um exímio conhecedor a Lángua Latina.Recordo-me da figura de Dom Mariano que era naquela época um Prelado evoluído, mas o que nele mais se destacava era a humildade. a fidalguia e o esmero com as coisas religiosas e Santas. Lembro-me que certa em Brejo da Madre de Deus, recebendo as autoridades locais, na Casa Paroquial não deixava que as mesmas beijassem o seu ANEL. Tratava a todos com igualdade. Era um homem Santo no viver e no tratar.Ele merece ser levado à honra dos Altares da Igreja Católica Apostólica Romana.
      Newton Thaumaturgo- Av. José Rodrigues de Jesus, 335, Bairro Indianópolis, Caruaru-PE

      Excluir
    2. Conheci o Dom Severino Mariano de Aguiar quando era Bispo Diocesano de Pesqueira, especialmente quando das visitas pastorais feitas à Paróquia do Brejo da Madre de Deus, na gestão do então Pároco Cônego Antônio Duarte Cavalcanti. Era eu muito jovem naquela época, e era eu Acólito, tendo aprendido a ajudar nas Missas em Latim, graças aos ensinamentos do aludido Pároco, que era um exímio conhecedor a Lángua Latina.Recordo-me da figura de Dom Mariano que era naquela época um Prelado evoluído, mas o que nele mais se destacava era a humildade. a fidalguia e o esmero com as coisas religiosas e Santas. Lembro-me que certa em Brejo da Madre de Deus, recebendo as autoridades locais, na Casa Paroquial não deixava que as mesmas beijassem o seu ANEL. Tratava a todos com igualdade. Era um homem Santo no viver e no tratar.Ele merece ser levado à honra dos Altares da Igreja Católica Apostólica Romana.
      Newton Thaumaturgo- Av. José Rodrigues de Jesus, 335, Bairro Indianópolis, Caruaru-PE

      Excluir