quarta-feira, 28 de março de 2012

História de Panelas-Terra dos Cabanos -1980

"Apresentação


Com este trabalho de NEWTON THAUMATURGO sobre a História do Município de Panelas amplia-se o acervo das monografias municipais de que já dispomos em Pernambuco.


Trata-se de uma contribuição valiosa em todos os aspectos e de perfeito acordo com a linha traçada pela FIAM para o levantamento das histórias locais das comunidades integrantes do nosso Estado.


O saudoso professor Luiz Delgado muito se bateu em prol da realização dessas pesquisas fundamentais, tendo levado o assunto à aprecição do Conselho Estadual de Cultura e obtido apoio unânime do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco e do Instituto Histórico de Olinda.


Constituiu-se, então, a Comissão de História Local, do Conselho Estadual de Cultura, que publicou até agora quatro números dos Cadernos de História, onde se estamparam artgos referentes a alguns aspectos especiais de vários dos nossos municípios.


Com a fundação da FIAM houve notável incentivo ao trabalho desses valorosos pesquisadores embrenhados nas comunas interioranas ee logo começaram as publicações de monografias históricas municipais.


A elas vem juntar-se esta História de Panelas-Terra dos Cabanos, excelente fruto do trabalho consciencioso e inteligente do senhor Newton Thaumaturgo.


Para eloborar seu trabalho histórico, o autor coletou e analisou copiosa quantidade de documentos originais que lhe forneceram bases idôneas para traçar sistematizadamente a história desse município a agrestino.
José Jorge de Vasconcelos- Secretário de Educação do Estado de Pernambuco.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário