segunda-feira, 10 de setembro de 2012

REGISTROS FOLCLÓRICOS MUNICIPAIS


Antigamente na cidade de panelas-PE, existia um MARACATU que marcou época na região, e era dirigido pelo Mestre Ladislau, que na verdade se chamava Ladislau Felipe Santiago. Conhecí pessoalmente um dos integrantes desse folguedo de origem africana, que foi um genro do Mestre Ladilau, o Sr. ANTÔNIO COLETO DA SILVA, nascido no dia 25 de março de 1890. Na época(1980) contava 87 anos de idade. Dizia-me que lembrava muito bem de tudo e do seu tempo de rapaz. Dizia que o MARACATU DO MESTRE LADISLAU DE PANELAS erca composto só com homens, e que Pedro Lopes de mendonça, conhecido por "Pedro Tóta", já então falecido, representava o "REI", enquanto Joviniano de Barros Feitoza, chamdo por apenas "JÓVE" fazia o papel de "RAÍNHA" E ELE "Seu Coleto", conduzia a "BONECA". Era todos fantasiados no estilo dos cabindas. Muitos espelhos, ganzás e fitas multicoloridas.

     Certo dia, numa apresentação do MARACATU no lugar Riachão(do Município vizinho de Lagoa dos Gatos), na casa de Manoel Severino, os integrantes pernoitaram alí, seguindo depois para outra apresentação na localidade de Lagoa do Souza que ficava perto, e sendo todos bem tratados pelo dono da casa onde estavam, que era Manoel Severino, este, cuidando dos aposentos dos seus hóspedes, dissera onde cada um devia dormir, e chamando o Mestre Ladislau, lhe explicou que "para tudo ficar certinho, a RAÍNHA iria dormir com suas filhas. Foi aí que a turma querendo esclsrecer delicadamente a situação sem que o dono da casa quizesse ouvir, e só com muito esforço, é que lhe foi dito que a "RAÍNHA" não era mulher, mas um homem. E tiraram a peruca dela e todos começaram a rir e os gracejos foram diversos.

    Hoje, esta relíquia cultural já não mais existe, a exemplo de outras, ficando apenas na lembrança de algumas pessoas e registrada na História de Panelas-PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário