terça-feira, 3 de julho de 2012

O PRESIDENTE DA PROVÍNCIA FEZ ENGENHEIRO-: LOUIS LEGER WAUTHIER


      Na obra histórica denominada "JUSTA APRECIAÇÃO DO PREDOMÍNIO DO PARTIDO PRAIERO OU A HISTÓRIA DA DOMINAÇÃO DA PRAIA", editada no ano de 1847, cujo opúsculo foi publicado sem nome do Autor, mas que posteriormente veio a saber-se que a autoria era de João Tomás Nabbuco de Araújo, pai do abolicionista Joaquim Nabuco, edição fac-símile, às fls V. 30 e 31, a respeito do Engenheiro Louis Leger Wauthier, chamado de Sr. Wauthier, a seguinte nota:

     "Um praiero apresentou-se ao Sr. Chichorro com uma carta de recomendação para pedir-lhe o lugar de Inspetor de Estradas, o Sr. Chichorro tratou-o com summa affabilidade e educação como só e tratar a todos os praieros e lhes disse: esses lugares estão preenchidos por outros Snrs. Praieros, que vieram primeiro, veja se quer ser Engenheiro, que he o lugar que há vaga. E o homem que ouviu isto exclamou: eu Engenheiro! Mas tornando a si da surpreza que lhe causou essa autoridade, que tem o Sr. Chichorro de fazer Engenheiros, respondeu sem hesitar:---Quero sim senhor. E foi nomeado Engenheiro.

    Foi o SR. WAUTHIER, ex-Engenheiro em Chefe, o autor do Plano do Edifício do Curso Jurídico de Olinda."

Foi ainda o arquiteto-construtor do Teatro Santa Isabel em Recife, de algumas pontes e da Casa da Câmara e Cadeia do Brejo da Madre de Deus(1847), que se ver na foto acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário