domingo, 6 de maio de 2012

INFORMAÇÕES HISTÓRICAS ANTIGAS DE PERNAMBUCO


         Consta no livreto publicado pela editora Ramiro M. Costa & Filhos, sob o título "NOÇÕES GEOGRÁFICAS E HISTÓRICAS DO BRAZIL", no ano de 1913, as seguintes informações:

         O Bispado de Olinda, criado em 1676 foi elevado a Arcebispado, por BULA de 5 de Dezembro de 1910 com jurisdição sobre os Bispados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Floresta em Pernambuco, que havia sido recentemente criado.
        O seu primeiro funcionário foi o Exmo. Snr. Dom Luiz Raymundo da Silva Brito.

        Em dos 59 Municípios existentes naquela época (1913) havia um Prefeito e um Concelho (com C) Municipal com Séde nas 54 cidades e 27 Vilas.

       O Estado tem uma Repartição Central da Polícia na cidade do Recife, e divide-se em 61 Delegacias compreendendo as 3 da Capital, e subdividindo-se todas em 334 Subdelegacias, e estas em Quarteirões: tem uma Escola Correcional para Menores.

      O território do Estado divide-se em 59 Municípios ou Termos, que formam as 35 Comarcas existentes, cada uma com um Juiz de Direito, com ou mais Juízes Municipais, e um Promotor; os Municípios dividem-se em Distritos elegendo cada um os seus Juízes; e na Capital tem 5 Juízes de Direito e 4 Municipais e um SUPERIOR TRIBUNSL DE JUSTIÇA, composto por 9 Desembargadores.

    A população de Pernambuco é de 2.089.500 habitantes (cálculo -Pisa). Elege 3 Senadores, 17 Deputados Federais e 30 Deputados Estaduais.     

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário