quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

"JORNALISTAS MATUTOS" SEM VEZ E SEM ESPERANÇA



    Há alguns anos passados, tivemos uma "Imprensa Matuta" como era chamada, composta pelos Correspondentes dos principais Jornais de Pernambuco, e esses denodados Jornalistas interioranos (modéstia à parte), davam de si o melhor que podiam, no sentido de oferecer informações importantes sobre os mais distintos setores, quer políticos, sociais ou religiosos, sempre voltados para o engrandecimento de suas comunidades, sem qualquer remuneração ou vantagens outras advindas desse trabalho memorável de divulgar e também denunciar desmandos administrativos porventura ocorridos em seus Municípios. Eu fui um desses Correspondentes, que escrevia assuntos diversos para  o SUPLEMENTO DO INTERIOR do Jornal do Commercio do Recife, editado todas as quintas-feiras e também para o DIÁRIO DA MANHÃ também em Recife. Podemos ainda recorrendo à memória citar alguns desses "JORNALISTAS MATUTOS": Ronaldo Souto Maior, José Soares, Jordão(de Bezerros-PE); Calanzans (Belém de Maria-PE), Ivan Bulhões (Caruaru); Luiz Torres(Caruaru); Antônio Vilaça(Limoeiro-PE); Artur Griz(Palmares); Plínio Pacheco(Fazenda Nova); Vilanova(Bom Conselho);Alfredo Farias(Recife); Amaro Arruda(Cupira-PE); José de Lima(Caruaru); Gilvan Silva(Caruaru); Agnaldo Fagundes(Caruaru); Souza Pepeu(Caruaru); Deputado Geraldo Guedes(Agrestina); Amaro Matias(Caruaru), mais dezenas de Correspondentes que me falham à memória. Tivemos a oportunidade de realizar CONGRESSO DE VEREADORES DO INTERIOR DE PERNAMBUCO, eu mesmo fui encarregado de coordenar um Brejo da Madre de Deus onde residia e outro juntamente com Plínio Pacheco em Fazenda Nova(Plínio foi o fundador do Teatro da Nova Jerusalém que existe ativamente até hoje,), Era prazerosos, alegres, festivos, um congraçamento de Correspondentes de Jornais de Pernambuco. Arranjávamos patrocinadores e fazíamos o melhor para atender às visitas de colegas e família, sempre encerrando com um lauto almoço.

     Não só eram divulgados todos eventos e acontecimentos municipais, como sugeríamos aos Administradores locais e Estaduais, melhoramentos necessários ao bem-estar das comunidades que representávamos como JORNALISTA MATUTO. Nessa época acima ventilada, vários Municípios criaram pequenos jornais, Bibliotecas, Colégio com 2º Grau, etc. Infelizmente esses denodados Correspondentes não mais existem ou escrevem. É uma pena. Dá saudades.
Newton Thaumaturgo.
  

CÔNEGO DOUTOR JOSÉ DO CARMO BARATA EM BREJO DA MADRE DE DEUS-PE



          O Cônego Dr. José do Carmo Barata nasceu em Certã, Portugal, no dia 19 de março de 1886, e faleceu a 9 de maio de 1944 o Hospital Português em Recife, Pernambuco.

          O Cônego Barata, como era conhecido foi trazido para Pernambuco em 1898 como Seminarista pelo Monsenhor José Batista de Araújo. Ordenou-se Sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana em Roma a 28 de Outubro de 1909, voltando para Pernambuco em 1911.

         Residindo em Recife, vinha sempre passar dias na casa da irmã do Monsenhor Batista no Sítio Urubu, no Brejo da Madre de Deus-PE, isto até 1916. Com o falecimento do Monsenhor e de sua irmã Francisca, posteriormente, ele passou a conviver na casa do Sr. Cândido Batista Aguiar no Sítio São Paulo, no Brejo, onde construiu uma Capela de Nossa Senhora de Lourdes que foi inaugurada a 11 de fevereiro de 1921.

         Durante suas férias era sempre visitado pelo Monsenhor Alberto Antero Pequeno, Monsenhor Afonso e o Padre Primo, todos irmãos e naturais da cidade do Crato, Ceará.

        Realizava festas juninas e natalinas, além de celebrar na Noite de Natal na Vila de Fazenda Nova, do Brejo da Madre de Deus, em Nazário(atual Itaúna) de Caruaru, Riacho Doce(Caruaru) Trapiá, Riacho das Almas, Juá, todos na época pertencente ao Município de Caruaru.

        Sempre conviveu com a  Família Aguiar. Em 1941 tendo em vista o falecimento do Cônego benigno Lira, ele ficou como Presidente do LAR SACERDOTAL situado na Fazenda em Barra do Farias, perto da cidade do Brejo da Madre de Deus, até a sua internação hospitalar e falecimento.

Nota: o Cônego Lira, que também era Médico, Teólogo, ordenado em Roma. pessoa modesta e decente, foi nessa "Fazenda" em Barra do Farias, do Brejo da Madre de deus-PE, assassinado por um vaqueiro seu, por motivos banais em relação a um filho deste que faleceu, mesmo tendo sido atendido pelo Cônego Lira.







NOVAMENTE VISTA ANTIGA DA CIDADE DO BREJO DA MADRE DE DEUS-PE JÁ BICENTENÁRIA

Foto antiga, observando-se que as Rua as não eram calçadas e nem havia postes de iluminação pública, e ainda vê-se um Cacimbão Público em plena via pública, já a igreja Matriz de São José que se nota. foi construída em 1752 e o Sobradão todo revestido de azulejos portugueses é onde funciona o Museu Histórico do Brejo.  

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

SARGENTO ERA FÃ DE LAMPIÃO

CLIQUE AQUI E OBTENHA MELHOR IMAGEM

Sargento Manoel Pereira da Silva 1º, conhecido por "SARGENTO CAFINFIM", famoso pela sua coragem e admirado pela sua forma de vestir. Andava "armado até os dentes", com revólveres, uma pistola automática calibre 45, um punhal grande e bisaco cheio de balas. Era uma pessoa honesta e atenciosa, mas severo com ladrões e malfeitores. Com seu chapéu de couro à moda de Lampião. Dizia que quando jovem seu sonho era ser cangaceiro de Lampião, pois era seu conterrâneo de Exu=PE, só que quando saiu de casa para integrar o grupo de Virgulino Ferreira-Lampião, contando apenas 17 anos, foi preso por uma Volante da Polícia Militar de Pernambuco, que dias depois o fizeram Soldado, tendo permanecido Militar, mas sempre admirando Lampião até o dia da sua morte.CAFINFIN como era chamado foi um bom amigo que tive na mocidade, quando eu era Vereador pelo Brejo da Madre de Deus-PE  



DÉCADA DE 80 : VEREADORES DO AGRESTE DE PERNAMBUCO NO SAGUÃO DE AEROPORTO EM PORTO ALEGRE-RS DE REGRESSO DE CONGRESSO NACIONAL DE VEREADORES

Observam nesta foto os Vereadores( e esposas) Elias Soares, Gilberto Galindo, Oscar Matias, Maninho Pinheiro, Leonardo Chaves e Antônio Silva( todos de Caruaru, e ainda o Vereadores José Rafael e José Teófilo, do Município de Chã Grande-PE
CLIQUE AQUI E OBTENHA MELHOR IMAGEM

CARTA DO JORNALISTA JOSÉ DO PATROCÍNIO OLIVEIRA

NOTA: O Jornalista JOSÉ DO PATROCÍNIO foi em vida uma pessoa humana por excelência, competente e de um Currículo invejável, Privei da sua amizade e por esta razão recebia normalmente do mesmo muitas matérias de sua lavra e de outros seus companheiros, a exemplo da carta acima. José do Patrocínio era filho do Brejo da Madre de Deus, de Família tradicional dali, onde tive  honra de escrever a História daquele Município, bicentenário.

CLIQUE AQUI E OBTENHA MELHOR IMAGEM   

A ORDENAÇÃO DE FREI CANECA

CLIQUE AQUI E OBTENHA MELHOR IMAGEM
Extraído do livro de Cláudio Aguiar SUPLÍCIO DE FREI CANECA

INSTITUTO ARQUEOLÓGICO E GEOGRÁFICO DE PERNAMBUCO PRESTA HOMENAGEM A FREI CANECA


CLIQUE AQUI E OBTENHA MELHOR IMAGEM
Extraído do livro de Cláudio Aguiar SUPLÍCIO DE FREI CANECA

EPÍGRAFES - FREI CANECA

In SUPLÍCIO DE FREI CANECA - de Cláudio Aguiar
CLIQUE AQUI E OBTEHA MELHOR IMAGEM

JESUS CRUCIFICADO = GIBRAN KHALIL GIBRAN

CLIQUE AQUI E OBTENHA MELHOR IMAGEM
CLIQUE AQUI E OBTENHA MELHOR  IMAGEM

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

PARÁBOLAS - GIBRAN = PALAVRAS DE MANSOUR CHALLITA

CLIQUE AQUI E OBTENHA MELHOR IMAGEM
]
CLIQUE AQUI E OBTENHA MELHOR IMAGEM